O Ypiranga largou em vantagem para ser campeão inédito da Copa FGF — Troféu Zagallo. Nesta quarta-feira (20), o Canarinho venceu o São José, por 2 a 1, na partida de ida da final. João Felipe e Heitor marcaram os gols do triunfo no Estádio Colosso da Lagoa. Giovane descontou para o Zeca.
A grande decisão para definir quem fica com o troféu da Copa FGF ocorre neste domingo (24), às 19h, no Estádio Passo d'Areia, em Porto Alegre. Para sagrar-se campeão, o Ypiranga precisa administrar a vantagem criada nesta quarta.
Por outro lado, caso o São José vença por um gol de diferença, o vencedor será conhecido nos pênaltis. Se fizer dois gols ou mais, fica com o título.
O campeão, além de decidir o título da Recopa Gaúcha contra o Grêmio, terá vaga para disputar a Copa do Brasil em 2025.
O jogo
A partida em Erechim começou com ambos os times buscando oportunidades de balançar as redes. O Ypiranga foi mais efetivo na criação e conseguiu abrir o placar logo aos 7 minutos. Depois de recuperar a bola no campo defensivo, João Felipe fez tabelinha com Luquinhas, recebeu na entrada da área e tocou na saída do goleiro Fábio Rampi para fazer 1 a 0.
O gol cedo fez com que o Canarinho trabalhasse mais a bola. Com isso, os donos da casa controlaram a posse e tentaram encontrar espaços pelas laterais para adentrar na área. No entanto, foram poucas as chances.
O São José, por sua vez, começou apresentar mais perigo apenas no final do primeiro tempo. A melhor jogada dos visitantes aconteceu somente aos 45. Depois de uma cobrança de escanteio, Fredson subiu mais alto e cabeceou para fora, desperdiçando a chance de deixar tudo igual no Colosso da Lagoa.
Depois do intervalo, o São José iniciou pressionando e criando para tentar chegar ao gol de empate. Aos 17 minutos, Rafael Carrilho arriscou uma finalização de longe, que passou triscando a trave.
O Ypiranga percebeu as investidas dos visitantes e logo buscou ampliar o marcador. Aos 20, Caio Mello cobrou falta e mandou na área para Heitor desviar e fazer 2 a 0 para o Canarinho.
O Zeca começou a esboçar uma reação. A primeira foi aos 34, depois de uma saída errada dos donos da casa. Rafael Carrilho levou a melhor e finalizou à esquerda do gol defendido por Edson.
Já aos 44, o São José conseguiu ser efetivo e descontou para dar números finais ao jogo de ida da final. Evaristo avançou pela lateral esquerda e cruzou na área para Giovane cabecear e fazer 2 a 1.