Conquistar um título estadual que dá vaga à Copa do Brasil 2025 — que distribui bom dinheiro a cada fase — é um prato cheio para terminar de forma positiva uma temporada manchada pelo rebaixamento da Série C para a D do Brasileirão.
Os 180 minutos que o São José disputará o bi da Copa FGF, a partir das 16h desta quarta-feira (20), pode selar uma história de superação. O jogo de ida contra o Ypiranga será no Colosso da Lagoa, em Erechim. A volta será no Passo D'Areia, domingo (24), às 19h.
Após um 2024 em que o clube de Porto Alegre foi afetado pela enchente, levantar um caneco permitirá sorrisos no clube da Zona Norte. Para isso, o time precisa confirmar a boa fase. O time ainda está invicto no torneio, com seis vitórias e quatro empates.
Redenção após queda no Brasileirão?
Depois de descenso à Série D do Campeonato Brasileiro, disputar uma final anima o elenco do São José. Na primeira fase, o time goleou o Canarinho em casa, 3 a 0. Nos outros jogos contra o Ypiranga em 2024, houve um empate (1 a 1) pelo Gauchão e uma vitória do time de Erechim: 1 a 0, em Porto Alegre, pela Série C nacional.
Executivo de futebol do São José, Nilton Batista falou à reportagem de Zero Hora sobre o reflexo de uma conquista para 2025:
— Encaramos (o título) como uma possiblidade. Caso a gente venha a conquistar a vaga na Copa do Brasil, podemos usar esta verba para manutenção e montagem do time na Série D. Ajudará a amenizar um pouco o prejuízo que a gente teve com o descenso.
O Zeca chega à final da Copinha após o empate em 2 a 2 com o Gaúcho, na sexta (15). Na ida, o time da Capital venceu por 1 a 0. Na fase classificatória, os treinados por Rogério Zimmermann ficaram no topo da tabela, com 18 pontos. O Ypiranga foi o segundo, com 15. Na semifinal, eliminou o Juventude (0 a 0 fora e 3 a 1 em casa).
O trabalho do treinador cresceu com o tempo, principalmente após o término da Série C, o que permitiu uma sequência de invencibilidade no torneio estadual.
— Nós estávamos viajando de quarta a domingo, não tinha tempo para ele (Zimmermann) treinar. Saíram alguns jogadores, chegaram outros, e a gente focou nesse objetivo de chegar à final do campeonato, e depois tentar a vaga para a Copa do Brasil — disse Nilton.
Prioridades do São José em 2025
Todos os torneios. Nenhum mais, nem outro menos. O foco do Zeca em 2025 será fazer um bom Gauchão e subir para terceira divisão do futebol nacional via Série D. Caso vença a Copa FGF, a Copa do Brasil também terá atenção especial.
— Vamos brigar por essa vaga para a Copa do Brasil. (Queremos) fazer o São José voltar ao seu patamar, sempre disputando muitas competições e tentando brigar pela permanência ou título delas — relatou Nilton.
Experiência em decisões da Copa FGF
O São José chega à sua sexta final da competição gaúcha, a quarta nas últimas seis edições. Em 2017, a equipe conquistou seu único título, sobre o Aimoré. Depois, foi vice em 2019, 2020 e 2023, perdendo respectivamente para Pelotas, Santa Cruz e São Luiz.
Na temporada de 2013, também ficou em segundo lugar, derrotado pelo Novo Hamburgo.
*Produção: Nikolas Mondadori