Noventa minutos separam o Ypiranga de conquistar o título inédito da Copa FGF — Troféu Zagallo. Além disso, o troféu pode dar um up no planejamento de 2025, já que o campeão terá vaga para disputar a milionária Copa do Brasil.
Depois de vencer o São José por 2 a 1 no jogo de ida da grande final, o Canarinho tem vantagem de um gol para ficar com a taça da Copinha. Apesar disso, o técnico Matheus Costa prevê que terá algumas dificuldades pela frente, inclusive o gramado do Passo D'Areia.
— Espero um jogo de muito duelo. Aqui (no primeiro jogo) tínhamos uma estratégia bem clara do que precisávamos fazer para vencer. Lá (no Passo D'Areia) vamos ter outra estratégia, sem dúvida alguma, até pela característica do gramado que teremos que nos adaptar. Sabemos que lá será uma condição de jogo diferente, mas não temos que achar bom ou ruim, é o que nós teremos no domingo, e precisamos fazer de tudo para vencermos. Nosso pensamento é de ir lá, fazer um bom jogo e ser campeão — frisou o técnico.
Além do gramado, Costa falou sobre o trabalho que Rogério Zimmermann realiza com o São José.
— O São José tem um jogo claro, sabe o que quer. É uma equipe com muita força coletiva, com muita disposição para vencer duelos, são atletas individualmente falando, de um vigor físico muito grande, e eles procuram colocar isso dentro de campo. O Rogério faz um trabalho muito bom com o elenco. Então, precisamos estar muito preparados para suportar essa pressão e fazer um bom jogo — disse.
De olho em 2025
O objetivo final do treinador é coroar os exatos 30 dias de trabalho com um título que o Ypiranga ainda não tem, mas que também ajudará muito para o planejamento da próxima temporada. Isso porque além de disputar o título da Recopa Gaúcha contra o Grêmio, o campeão da Copa FGF terá vaga para a Copa do Brasil — competição essa que garante cerca de R$ 800 mil pela participação na primeira fase.
— Desde a minha chegada, tive uma responsabilidade muito grande, porque além de ser reta final de temporada, os jogadores estavam desmotivados após a eliminação na Série C. Com atletas indo embora, precisei encaixar um quebra-cabeça para deixar nossa equipe competitiva, com fome de vencer. Nesse meio tempo, não pensamos em reformulação para o ano que vem, até porque sabemos que esse título pode nos dar um retorno financeiro muito bom, e que poderá nos ajudar muito na montagem do elenco para 2025 — disse Matheus, que comentou sobre a possibilidade de entrar para a história do Ypiranga:
— A oportunidade de fazermos um jogo contra o Grêmio, na final da Recopa Gaúcha, e também podermos enfrentar grandes na Copa do Brasil é muito bom, mas você também poderá entrar para a história de um clube centenário. Saber que você ou algum familiar pode voltar para cá daqui 5, 10 ou 15 anos, e ver uma foto tua nos corredores do estádio é extremamente gratificante. Eu tenho muito respeito por treinadores vitoriosos. Acho lindo ver as fotos do Luizinho aqui pelo Colosso. É um privilégio para poucos e espero ser um dos privilegiados.
A partida entre São José e Ypiranga acontece no domingo (24), às 19h, no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre.