O Gauchão Série A2, conhecido popularmente como Divisão de Acesso, pode mudar de data para a temporada 2025. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e os clubes que disputam a competição já realizaram uma reunião tratando do assunto e agilizam a mudança do início do campeonato para o segundo semestre.
Nos últimos anos, a competição tem sido realizada a partir de abril, logo após o término da Série A do Gauchão. No entanto, os clubes têm solicitado há alguns anos a revisão do calendário.
– Nós fizemos uma primeira conversa com os clubes para entender deles até, porque foi uma demanda que veio de muitos deles para nós. Não só desse ano, de anos anteriores – disse o presidente da FGF, Luciano Hoscman.
Um dos motivos para a mudança de data da competição é fugir do auge do inverno, que além de espantar parte do público, também prejudica demais os gramados. Outro fator é o período de chuvas que causou adiamentos de algumas rodadas na última temporada.
Outro ponto considerado por alguns treinadores ouvidos por GZH é a questão técnica. Se for aprovada a mudança, a competição terminaria em meados de outubro, ou novembro. Desta forma, as equipes que conseguirem o acesso para a Série A, poderão ter sequência no futebol profissional, sem sofrer uma pausa no ano, como acontece atualmente.
Neste ano, por exemplo, Monsoon e Pelotas, que conseguiram o acesso no início de agosto, só voltam às atividades quatro meses depois para o início do Gauchão.
A grande maioria dos clubes seria favorável a mudança. Em conversa com a reportagem de GZH, Hoscman confirmou que está realizando um estudo para avaliar as mudanças e o impacto sobre as equipes.
– Internamente estamos fazendo um estudo do calendário como um todo. Não só na Série A2, mas qualquer mudança que se faz ele tem impacto em outras competições. A gente está fazendo ainda o estudo para tomar essa decisão. Logicamente, nós vamos considerar também a opinião dos clubes nesse primeiro momento, porque alguns já podem estar se organizando, outros nem tanto. A gente vai com cautela e com conversa tomar essa decisão.
Copa FGF impactada
A outra competição que sofreria o impacto da mudança seria a Copa FGF, que atualmente acontece no segundo semestre. Apesar de valer uma vaga na Copa do Brasil, o campeonato tem perdido prestígio entre os clubes do interior. Em 2024, por exemplo, somente nove times participaram. Com a alteração, a Copinha começaria em abril ou maio. A mudança poderia atrair mais interesse de times da Divisão de Acesso e também da Série A do Gauchão.
– É uma das coisas que vai impactar justamente a realização da Copinha. A gente vai tentar adequar essas duas competições da melhor forma para que faça sentido e tenha os clubes da Série A2 também tenham maior interesse em participar da competição - comentou o presidente da Federação.
Definição em breve
A FGF deve convocar os clubes para uma nova reunião em breve. A decisão deve acontecer logo, pois os clubes precisam desta definição para iniciar o planejamento para a próxima temporada. Para isso, a federação está aguardando a CBF divulgar o calendário nacional para dar a sua posição final sobre o assunto.
– Eu espero definir nas próximas duas semanas. A gente está aguardando a CBF nos passar o calendário do ano que vem para que a gente veja as datas do Campeonato Gaúcho. Os calendários conversam entre si e a gente precisa ter todos esses dados para tomar a melhor decisão - explicou Luciano Hoscman.