A temporada 2024 terminou oficialmente para o Passo Fundo neste domingo (3), após o apito final no clássico Ga-Pas. A eliminação na Copa FGF — Troféu Zagallo encerrou um ano com altos e baixos, mas que na avaliação do presidente do clube, Selvino Ferrão, foi surpreendente.
— Foi surpreendente, porque nós nem íamos disputar (a Divisão de Acesso). Saímos atrás e em 15 dias para contratar treinador e jogadores para botar o time em campo. Foi uma loucura. Por detalhes a gente não pegou a vaga para a Série A do Gauchão — avaliou o presidente.
O Tricolor chegou até a semifinal da Divisão de Acesso e foi eliminado pelo Monsoon nos pênaltis, batendo na trave para subir para a primeira divisão.
— Tinha clube que gastou três vezes mais do que nós e ficou pelo caminho. Nós, com uma gurizada e contratações pontuais, não deixamos a desejar.
Durante a semana, o Passo Fundo irá tratar de questões burocráticas, como a rescisão de contratos de atletas. Alguns garotos da base serão emprestados para outros clubes. O único futebol em atividade no Estádio Vermelhão da Serra será na categoria de base.
Ferrão garante que a temporada 2025 deverá ser diferente do ano que passou. O clube deve iniciar o planejamento do futebol em breve. O mandatário do Passo Fundo afirmou que analisa três nomes de técnicos para o ano que vem.
— Não adianta se apressar. A gente tem dois ou três treinadores que observamos. Vamos escolher um que já conhece o futebol daqui — disse Ferrão.
O clube pretende anunciar o novo treinador até o início de 2025, mas não descarta confirmar o profissional antes disso. A intenção é que ele participe da montagem do elenco desde o início.
Porém, ainda não há um planejamento concreto. Isso porque existe a possibilidade de uma mudança no calendário gaúcho. A Divisão de Acesso deve passar a ser realizada a partir de agosto, fugindo do auge do inverno — o Passo Fundo é a favor da mudança. Com isso, a Copa FGF passaria a ser realizada a partir de abril.
Enquanto a montagem no elenco da próxima temporada não começa, o clube foca as atenções no desenvolvimento estrutural. Recentemente, os vereadores de Passo Fundo aprovaram a exploração comercial, pelo clube, de uma área de 5 mil metros quadrados, que fica em frente ao Estádio Vermelhão da Serra. Conforme Ferrão, já existem empresas interessadas em viabilizar o projeto.