Nesta quinta-feira (18), às 19h, o Passo Fundo tem o jogo mais decisivo da temporada até o momento. O time receberá no Estádio Vermelhão da Serra o Lajeadense no jogo de volta das quartas de final da Divisão de Acesso, precisando obrigatoriamente da vitória para avançar na competição.
No primeiro duelo, na segunda-feira (15), o Lajeadense venceu por 1 a 0. Para se classificar, o Passo Fundo precisa vencer por dois gols de diferença. Se vencer por um gol, a partida irá para os pênaltis. O Alviazul jogará com a vantagem do empate.
Histórico de confrontos
O retrospecto do duelo é favorável ao Tricolor. Uma pesquisa do jornalista e historiador Lucas Sherer aponta o Passo Fundo venceu 18 dos 47 duelos realizados desde 1986, enquanto o Lajeadense levou a melhor em 13 partidas. Houve ainda 16 empates.
O fator local também costuma ser vantajoso ao Tricolor. Em 22 jogos realizados no Estádio Vermelhão da Serra, o Passo Fundo venceu 12 vezes. Houve sete empates e o Lajeadense saiu vitorioso em apenas três partidas.
Passo Fundo em decisões por pênaltis
Existe a possibilidade do duelo desta quinta-feira ser decidida nos pênaltis. O Tricolor já teve cinco embates nas cobranças alternadas, vencendo três e perdendo duas.
O Passo Fundo inclusive venceu as duas últimas decisões que disputou nas penalidades. A mais recente foi em 2022, quando o eliminou o Pelotas, justamente nas quartas de final por 3 a 2.
Atual campanha
Passo Fundo e Lajeadense têm campanhas praticamente idênticas na Divisão de Acesso. O Tricolor foi derrotado apenas uma vez na competição, pelo Veranópolis, por 3 a 1. Nas outras seis partidas no Vermelhão da Serra, venceu quatro e empatou duas.
O Lajeandense jogando longe de casa venceu apenas uma vez, contra o Futebol Com Vida, por 1 a 0. O time de Lajeado ainda empatou quatro vezes e perdeu duas. A curiosidade é o baixo número de gols dos jogos longe de seus domínios. Nenhuma das partidas teve mais do que dois gols. As únicas derrotas foram pelo placar de 1 a 0. Por isso, para se classificar, o Passo Fundo precisará quebrar este tabu e bater a melhor defesa do campeonato.