Depois de oito meses, o campo de futebol do Complexo Delmar Sitoni, em Passo Fundo, tem um novo gramado. A grama sintética instalada pela prefeitura foi entregue oficialmente no sábado (9) após obra de substituição do piso que começou em novembro do ano passado.
A previsão inicial era de que a obra fosse concluída em maio, mas o excesso de chuva atrasou a entrega. A troca da grama natural pelo gramado sintético atende uma demanda de usuários do local. Além da substituição, o local recebeu um novo sistema de drenagem, permitindo a realização dos jogos do campeonato de futebol amador também em dias de chuva.
No entanto, o secretário municipal de esportes de Passo Fundo, Guerton Benck, disse que os usuários devem cuidar do local, a começar por não usar chuteiras com travas.
— É um campo de futebol 11, mas o tipo de gramado deve-se usar chuteiras Society, pois perde a garantida se usar chuteiras com qualquer tipo de trava — disse.
Além disso, também é proibido gomas de mascar e qualquer tipo de uso de objetos ou outras práticas que não seja futebol, reiterou Benck.
— O campo tem vida longa e devemos respeitar essas regras. No início pode até haver resistências, mas esse é o futuro de todos os gramados do mundo — completou.
Além das obras no gramado, a iluminação foi renovada, melhorando as condições para a realização de jogos noturnos. As traves das goleiras e a proteção das casamatas também foram substituídas.