Depois de esquecer a eliminação na Taça Farroupilha, o Passo Fundo Futsal (PFF) precisou virar a chave rapidamente para a sequência do Campeonato Brasileiro. No domingo (2), bateu o América-MG por 3 a 1 e seguiu na liderança com 100% de aproveitamento na competição. Uma atuação que rendeu elogios do técnico Flavinho Cavalcanti.
Foi preciso superar a descrença por parte dos torcedores na própria equipe. A derrota para o Guarany de Espumoso, com uma goleada, que culminou na eliminação da taça Farroupilha gerou muitas críticas nas redes sociais. Porém, diante dos mineiros o PFF não parecia ser o mesmo time e consolidou a vitória. Para o treinador, a concentração foi o maior trunfo da sua equipe na partida.
— O nosso time estava concentrado o tempo todo, como tem que ser. O nosso time tem que competir e estar concentrado para jogar. Qualidade eles têm. Com concentração, a gente sofre pouco no jogo — disse Cavalcanti.
O comandante do Passo Fundo revelou que tem estudado bastante os adversários do Brasileirão de Futsal. Para bater o América-MG, dedicou os treinos da última semana na parte ofensiva para tentar vencer a defesa adversária. Durante a partida, os mineiros dificultaram bastante com a forte marcação.
— O América-MG a gente já tinha estudado. Inclusive, dedicamos o treinamento inteiro de sábado (1°) para trabalhar contra essa defesa. Nosso primeiro gol saiu numa movimentação que a gente treinou bastante para entrar na defesa deles.
Viagem para o Amazonas
O próximo desafio será fora de casa. Na quinta-feira (6), o PFF vai enfrentar o Estrela do Norte, em Manaus (AM). Mais uma vez, Flavinho Cavalcanti iniciou a busca por informações do adversário para tentar se manter com 100% de aproveitamento. Pela análise do treinador, as equipes do Brasileirão irão modificar seu estilo de jogo de acordo com o mando de quadra.
— Acredito que o fator casa vai ser determinante nessa competição. A gente já viu a equipe de Manaus na última partida em casa, jogando no ataque, pressionando o adversário. Vai depender muito do fator local para as equipes jogarem no ataque ou na defesa — comentou.
Para enfrentar o Estrela do Norte, a delegação do Passo Fundo Futsal iniciará a sua viagem na terça-feira (4). A equipe viaja de ônibus até o aeroporto de Chapecó, onde iniciará o trajeto aéreo até o Amazonas. A previsão é chegar em Manaus no fim da noite. Na quarta-feira (5), deverá fazer um treino de reconhecimento e adaptação no local da partida.