O Passo Fundo Futsal (PFF) parece ter esquecido a goleada e a eliminação na Taça Farroupilha. Na manhã deste domingo (2), o time fez a sua estreia em casa pelo Campeonato Brasileiro e venceu o América-MG por 3 a 1.
A vitória manteve a ótima campanha da equipe gaúcha na competição. O PFF segue com 100% de aproveitamento, somando nove pontos em três jogos e assumiu a liderança absoluta do Grupo A. O próximo jogo será na quinta-feira (6), contra o Estrela do Norte, em Manaus.
Equilíbrio no início
A primeira boa oportunidade foi criada pelos donos da casa em uma tabela entre Matheus Gaúcho e Ponce, que finalizou, mas a defesa do América-MG afastou em cima da linha do gol. Pouco depois, o capitão do PFF encontrou um belo passe para Samuka, que estava dentro da área e chutou muito perto do gol.
O time mineiro arriscava pouco no ataque e tinha escassas vitórias pessoais sobre os marcadores. Por outro lado, o Passo Fundo circulava mais na quadra de ataque, mas pecava nas conclusões a gol.
O jogo seguiu bastante estudado por ambas as equipes, que também faziam forte marcação e logo com 10 minutos, alcançaram o limite de falta. Aos 16min20s, o PFF teve um tiro-livre a seu favor. Porém, Samuka bateu e acertou a trave.
Porém, as redes finalmente balançaram, aos 17min45s, quando Paulo Vitor acertou um chute de fora da área e abriu o placar para o Passo Futsal.
Domínio do Passo Fundo
A segunda etapa começou da mesma forma com os gaúchos mantendo a intensidade no ataque, mas seguia com dificuldade na hora de concluir a gol. Aos 7, em um mesmo lance o Passo Fundo teve três chances de gol, nas conclusões de Araça e Guto, que foram bloqueadas pela defesa adversária.
A melhor chance do América-MG foi quando Shaina ficou sozinho com o goleiro, mas Queixo saiu bem do gol e defendeu. Depois, os mineiros cresceram e tiveram outra oportunidade com Pepe, que recebeu a bola dentro da área, mas pegou mal e chutou para fora.
Porém, quem aproveitou a oportunidade foi o PFF. Aos 10min55s, Samuka recebeu o lançamento pela direita e chutou de primeira para fazer 2 a 0. Faltando 6 minutos, o América-MG passou a jogar com goleiro-linha. Mas depois de um erro na troca de passes, o Passo Fundo recuperou a bola. Pato fez o lançamento cruzado, Pretão tentou cortar, mas acabou desviando contra o próprio gol, fazendo o terceiro gol do time da casa.
A equipe mineira insistiu com goleiro-linha e conseguiu descontar com Trevenzou. Porém, o gol não foi suficiente para esboçar a reação e evitar a vitória passo-fundense.