Após seis anos, o Atlântico está de volta à Serie Ouro de Futsal, competição organizada pela Federação Gaúcha de Futsal (FGFS). A estreia do Galo na competição será neste sábado (13), às 20h, diante do Jaguari, no Caldeirão do Galo, em Erechim.
A etapa classificatória da competição tem os 21 times divididos em três grupos. Os clubes se enfrentam dentro dos grupos em turno e returno. Os cinco primeiros de cada chave mais o melhor sexto colocados avançam às oitavas de final. O Atlântico está na Chave B, ao lado de Sercesa, ATF, SER Triunfo, UFSM, AFA São Francisco e Jaguari.
Apesar de ser uma novidade no calendário de 2024, não será somente a equipe que estreará na competição. Isso porque o pivô Elenilson, reforço do time de Erechim para esta temporada, disputará o Estadual pela primeira vez. Para ele, o Atlântico está entre os favoritos ao título da competição, visto o bom momento que vive já no início de 2024.
— Sei que é um dos campeonatos estaduais mais fortes do Brasil e espero contribuir para que o clube alcance seu objetivo final. Estamos crescendo, melhorando e eu me sinto mais à vontade dentro do grupo. O título da Copa dos Campeões foi importante para dar confiança ao nosso time ao longo do ano, mas isso mostra que o trabalho está resultando em evolução — frisou Elenilson.
O retorno do Galo à Série Ouro está atrelado ao projeto de voltar a disputar competições internacionais nas próximas três temporadas. O time de Erechim quer repetir a sequência de títulos entre os anos de 2013 a 2015, quando venceu a Taça Brasil, Libertadores e Mundial de Clubes, por isso, reativou a filiação junto a Federação Gaúcha de Futsal (FGFS).
O supervisor de futsal do Atlântico, Elton Dalla Vecchia, explicou qual será o caminho para chegar até estas competições, visto que o projeto iniciou neste ano e irá até 2026:
- Copa dos Campeões: como foi campeão, irá disputar a Copa Sul. Quem vencer a Copa Sul jogará Supercopa em 2025. O vencedor irá disputar a Libertadores em 2026;
- Série Ouro: dá vaga para a Taça Brasil de 2025 (competição que reúne os campeões estaduais);
- Copa do Brasil: classifica o vencedor para a Supercopa 2025 e posteriormente à Libertadores;
- Copa RS: dá vaga para disputar a Copa do Brasil em 2025.