Guilherme Kurtz, de Passo Fundo, confirmou o favoritismo e venceu as provas de 800 e 1.500 metros da Copa Brasil meio fundo e fundo. A competição ocorreu no último final de semana, em Bragança Paulista, e contou pontos para conseguir uma vaga às Olimpíadas de Paris.
Esta foi a primeira competição oficial da temporada. Kurtz havia retornado ao Brasil recentemente, depois de passar por um período de três semanas de treinos na Colômbia.
— Essa competição é usada como uma preparação. Daqui a duas semanas, estou indo para a Argentina correr um Grand Prix, onde o nível é maior, com os melhores atletas da América do Sul. Todas essas provas servem como pontos para os Jogos Olímpicos — explicou o atleta.
Ele revela otimismo com a briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos. Principalmente nos 1.500 metros, onde considera ter mais chances. Até o mês de junho, Kurtz disputará competições nacionais e internacionais que pontuam para a competição em Paris.
— Nos 1.500 estou mais próximo. São 48 vagas e estou na posição 68. Tenho que conquistar essas 20 posições que faltam. Não é fácil, pois assim como eu, todos no mundo estão na luta. Mas é possível, melhorando as marcas que eu já tenho em competições-chave. Nos 800 metros, estou um pouco longe, mas também é possível chegar. Tudo depende de o atleta fazer um ano bom — revelou.
— A gente vai tentar buscar essa vaga até o final. Essa conquista (da Copa Brasil), sendo campeão nas duas provas é bem importante, é um nível nacional, com alguns dos melhores atletas do país presentes — completou.