O Atlântico conheceu quais serão os seus adversários na primeira fase da Série Ouro de Futsal. Neste sábado (9), a Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) se reuniu com os dirigentes dos 21 clubes participantes da competição para definir a fórmula de disputa e os grupos da principal categoria adulta masculina da entidade nesta temporada.
Na primeira fase, os 21 times foram divididos em três grupos de sete. Os cabeças de chave foram os três melhores da Série Ouro de 2023: Sercesa, SER Santiago e São José. Logo em seguida, foram sorteados os nomes de ACBF, Assoeva e Atlântico. E por fim, os 15 restantes. A composição dos grupos ficou assim:
- Grupo A: São José, Assoeva, Independente, Russo Preto, Lyon, Rio-Grandense e ABF.
- Grupo B: Sercesa, Atlântico, ATF, SER Triunfo, UFSM, AFA São Francisco e Associação Jaguari.
- Grupo C: SER Santiago, ACBF, Figueira, União Samborjense, Barcelona, SER Alvorada e Caxias do Sul Futsal.
Nesta fase, os times jogarão dentro dos grupos em turno e returno. Após 12 rodadas, os cinco primeiros de cada chave mais o melhor sexto colocado passam às oitavas de final. A partir daí, jogos de ida e volta, no sistema mata-mata até a decisão. O começo está previsto para o dia 13 de abril.
Depois de seis anos, o Atlântico voltará a jogar a Série Ouro. Isso porque a Federação Gaúcha de Futsal permitiu que clubes desfiliados pudessem reativar a filiação na divisão que estavam quando saíram. ACBF, Assoeva, de Venâncio Aires, Lyon, de Taquara, Russo Preto, de Não-Me-Toque, e SER Alvorada, também aproveitaram a oportunidade.