Mudança de comportamento. Foi a isso que o Thiago Carvalho atribuiu o bom futebol apresentado pelo Ypiranga nesta quarta-feira (14), no empate diante do Grêmio. A equipe de Erechim conseguiu, na maior parte do tempo, pressionar o adversário, e o treinador ressaltou a significativa melhora após a o apito final.
— Quando falamos de mudança de comportamento, ela vai muito da ideia que eu gosto: de marcar pressão, de atacar bem e de jogar bola. Tudo isso aconteceu muito bem no primeiro tempo. Esse foi o terceiro jogo com o meu comando e quando você quer fazer isso precisa de uma adaptação e talvez os atletas ainda não consigam fazer isso nos 90 minutos. É necessário trabalhar, repetir e aperfeiçoar todos os fundamentos de parte física e técnica para que isso se mantenha o tempo inteiro. Se tivéssemos feito o mesmo jogo o tempo inteiro, teríamos saído com a vitória — destacou Thiago Carvalho.
Outro ponto destacado pelo treinador foi a melhora do sistema defensivo. Pior zaga do campeonato com 13 gols sofridos, esse foi o primeiro jogo em que o Ypiranga não viu sua rede ser balançada.
— Não tomar gol é importante demais. É uma melhora muito grande da parte defensiva e dentro dos nove dias desde que eu cheguei, a gente vem priorizando tudo na ideia de jogo defensiva e ofensiva, para que tudo seja equilibrado. Foi um dos fatores que eu treinei bastante, porque na minha opinião tinha bastante erros. Hoje houve evolução, principalmente na imposição — disse.
Apesar da significativa mudança de comportamento, o Canarinho segue na zona de rebaixamento do Estadual. No momento ocupa a 11ª posição, com sete pontos conquistados em oito rodadas disputadas. No entanto, para Thiago, é momentâneo. Segundo ele, com o grupo de jogadores que "tem nas mãos", é totalmente possível tirar o clube dessa situação e encaminhar a classificação para as quartas de final.
— As coisas que precisávamos mudar na questão de competição hoje aconteceram. Talvez não o jogo inteiro, mas aconteceram. Não mudo minha opinião, acho que o Ypiranga tem muita qualidade individual e meu papel é encaixar tudo isso e fazer eles renderem da melhor forma. Eu acredito nesse elenco. Precisamos vencer uma para pegar a confiança necessária e sair da zona do rebaixamento. Uma vitória muda tudo. Se classificarmos em oitavo, vamos estar muito vivos na competição, e eu espero muito que isso aconteça.
Na sexta-feira (16), o Ypiranga viaja até Ijuí, quando no sábado (17) enfrenta o São Luiz, às 20h, pela 9ª rodada no Gauchão. Será um jogo para manter vivo o sonho de classificação do clube, visto que o adversário está em oitavo, com nove pontos conquistados e poderá ser ultrapassado em caso de vitória do Canarinho.
— Sábado, já temos uma batalha, e o nosso futebol tem que ser melhor do que já foi até agora para que possamos vencer. Vencendo, saímos da zona do rebaixamento e já podemos pensar em classificação — concluiu Carvalho.