O São Luiz entra em campo pela Copa do Brasil nesta quarta-feira (21), às 20h30min, contra o Ituano, em Ijuí. A primeira fase da competição é disputada em jogo único e o visitante tem a vantagem de jogar pelo empate para se classificar. Por isso, o clube se mobiliza para quebrar um tabu recente, que não é muito positivo.
No Campeonato Gaúcho, o São Luiz tem sete empates em nove partidas. Inclusive, os últimos quatro jogos terminaram com empate. É uma situação que preocupa internamente, mas o clube vê evolução no desempenho dos últimos jogos.
— A gente não pode ficar se martirizando com isso, pois o time vem jogando bem e crescendo. Talvez, tecnicamente, o jogo contra o Ypiranga foi o mais abaixo — avaliou o técnico Alessandro Telles.
Em entrevista à GZH, o treinador afirmou ter conversado com o grupo de jogadores nos últimos dias sobre a sequência de empates. Ele confirmou que há um clima de ansiedade por conta dos resultados e, por isso, pede atenção às questões emocionais durante a partida. Afinal, só a vitória interessa contra o Ituano.
— Isso causa uma ansiedade muito grande. Estamos sempre conversando, falamos ontem (segunda-feira) sobre isso, sobre o poder mental, de a gente estar tranquilo e ciente do que a gente pode fazer. Mas sabemos que a ansiedade impera no nosso torcedor, que vai ficando ansioso, vai vendo que os gols não estão sendo feitos e isso transmite também para os atletas — comentou.
O Rubro enfrentará um adversário que está passando por uma situação complicada no Paulistão. O Ituano não vence há sete rodadas e está a um ponto da zona do rebaixamento. O técnico Marcinho vem sofrendo pressão por conta dos resultados.
— É uma equipe que estamos estudando há alguns dias. Ela evoluiu bastante no Paulistão. Tem como característica muito forte a transição ofensiva muito bem feita e perigosa. Temos que ter cuidado em todos os setores do campo — avaliou Alessandro Telles.
— É um campeonato que tem um apelo financeiro para ao clube muito grande. Temos que ter atenção, pois eles jogam pelo empate, só nos serve a vitória. Mas temos 90 minutos para conseguir ela.
Rodadas decisivas para o Rubro
O São Luiz irá passar por uma sequência de jogos decisivos. Além do confronto contra o Ituano, pela Copa do Brasil, o Rubro está focado nas últimas duas rodadas da primeira fase do Gauchão. Hoje, o clube ocupa o 8º lugar. Precisa vencer para conseguir a classificação para as quartas de final e também fugir da proximidade da zona do rebaixamento.
Na próxima semana, clube ainda tem a decisão da Recopa Gaúcha contra o Grêmio. A partida, que será na quarta-feira (28), no Estádio 19 de Outubro, será o embate entre o atual campeão do Gauchão e da Copa FGF.
— Cada jogo é uma decisão. Primeiro a gente pensa no Ituano. O São Luiz ficou fora da zona de classificação por uma rodada. Ao mesmo tempo está muito próximo da zona do rebaixamento. Mas com uma vitória pode chegar ao quarto lugar. O campeonato está muito parelho. A gente tem que ter tranquilidade sobre isso — analisou o treinador, que destacou que a sequência de jogos deixa o time mais preparado para momentos decisivos.
— Tem de controlar essa parte emocional e da ansiedade para não atrapalhar as tomadas de decisões e os nossos arremates. Hoje falaremos disso de novo. Mas é com essas decisões que a equipe vai ficando cada vez mais forte.