O Ypiranga estreou com vitória no Campeonato Gaúcho de 2024. Neste domingo (21), o Canarinho enfrentou o Guarany de Bagé, no Estádio Estrela D'Alva e, após sair atrás no placar, buscou a virada na segunda etapa e venceu os donos da casa por 2 a 1.
Na segunda rodada, ambos os times entram em campo na quarta-feira (24). O Guarany viaja até Bento Gonçalves para enfrentar o Juventude, na Montanha dos Vinhedos, às 19h. No mesmo horário, o Ypiranga recebe o Caxias, no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim.
Gol nos primeiros segundos
O Guarany de Bagé não precisou de um minuto para abrir o placar. Aos 30 segundos, o zagueiro Fernando derrubou Vini Locatelli na área e o juiz Jean Pierre sinalizou penalidade máxima. Michel cobrou e mandou no canto direito, anotando o primeiro gol da partida para os donos da casa.
Na sequência, ambas as equipes começaram a trocaram passes e tentaram chegar ao ataque, mas pouco conseguiram produzir. Até os 30 minutos a equipe de Erechim estava com três zagueiros em campo e não tinha criado nenhuma oportunidade perigosa. Assim, Jerson Testoni percebeu que o sistema 3-5-2 não estava funcionando e tirou Fernando para colocar Gabriel Lima. Ele alterou para o 4-4-2 e colocou sua equipe mais à frente.
A alteração tática trouxe mudanças rápidas. Aos 36, o Canarinho finalizou pela primeira vez com Mateus Anderson. Entretanto, a bola foi parar nas mãos do goleiro Rodrigo.
Mas aos 39, Gabriel Lima, que tinha acabado de entrar em campo, lançou uma bola na área para Zé Vitor, que dominou e mandou no canto direito para igualar o marcador no Estádio Estrela D’Alva: 1 a 1.
Definição do placar nos últimos minutos
Na segunda etapa, o Ypiranga voltou mais ofensivo, enquanto o Guarany de Bagé estava mais recuado. A primeira melhor chegada do tempo final foi do Canarinho, aos 20 minutos. Gedeílson carregou a bola pelo lado direito e finalizou para a defesa do goleiro Rodrigo.
Aos 28, o Guarany quase voltou a ficar a frente do placar. Michel, sozinho na cara do gol, mandou a bola para fora e desperdiçou a oportunidade de marcar o segundo. Aos 40, foi a fez de Mauri cabecear para a defesa do goleiro Edson, que se esforçou para evitar o gol dos mandantes.
Diferente do adversário, o Ypiranga chegou ao ataque e foi efetivo. Aos 44, Jhonatan Ribeiro colocou o Canarinho a frente do placar. Depois de arriscar um chute que bateu na zaga, o atacante conduziu a bola pelo lado direito e mandou uma pancada certeira em direção ao gol para decretar o resultado final: 2 a 1.
Ficha técnica
Guarany (1)
Rodrigo; Léo (Lessa, 20'/2ºT) , Micael, Igor Bosel e David; João Gabriel, Giovanni (Wilson Jr., 13'/2ºT) , Arêz (Allan Cristian, 20'/2ºT) e Michel; Vini Locatelli (Mauri, 13'/2ºT) e Tony Jr (Matheusinho, 36'/2ºT). Técnico: William Campos
Ypiranga (2)
Edson; Willian Gomes, Fernando (Gabriel Lima | 30'/1ºT) e Heitor; Gedeílson, Foguinho, Karl (Guilherme Santos | 24'/2ºT), Uchôa e Taddei (Mossoró | 24'/2ºT); Mateus Anderson (Jhonatan Ribeiro | 24'/2ºT) e Zé Vitor (Edson Cariús | 34'/2ºT). Técnico: Jerson Testoni
Gols: Michel (30 seg, 1ºT), Zé Vitor (39', 1ºT) e Jhonatan Ribeiro (44'/2ºT)
Cartões amarelos: Gabriel Lima (Y) Wilson Jr. (G)