A direção do Ypiranga, junto ao departamento de futebol, traçou as metas do clube para a próxima temporada. Com a pretensão de conquistar o acesso nacional no ano do centenário do clube, o Canarinho irá disputar três campeonatos em 2024: o Gauchão, a Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro.
O maior objetivo do Ypiranga para 2024 não é novidade: conquistar o acesso à Série B. Mas, além dessa meta, há outras a serem conquistadas pelo elenco que será comandado pelo técnico Jerson Testoni. Por exemplo, no Campeonato Gaúcho, o Canarinho visa ao menos chegar à semifinal. Após conseguir esse feito nas últimas duas temporadas, a direção do clube entende que é possível repeti-lo em 2024.
Já na Copa do Brasil, a meta é avançar três fases. Neste ano, o Ypiranga chegou até a terceira etapa do torneio. Após passar por São Francisco-AC e Bragantino, foi eliminado pelo Botafogo. O departamento de futebol entende a importância do torneio, visto a premiação conforme for avançando.
— A competição é de extrema importância para conseguirmos fazer caixa. Para termos um elenco superior e competitivo na Série C, no qual o nosso objetivo é conquistar o acesso, precisamos avançar algumas fases na Copa do Brasil. A exemplo deste ano, faturamos R$ 3,7 milhões e conseguimos fazer algumas reposições à altura no segundo semestre — destacou Fárnei Coelho, executivo de futebol do clube.
Calendário de 2024
O Campeonato Gaúcho vai iniciar no final de semana de 20 e 21 de janeiro e a final está prevista para ocorrer em 7 de abril. Nesse meio tempo, terá a primeira fase da Copa do Brasil, em 21 de fevereiro.
Já a Série C começará em 21 de abril, enquanto a final do campeonato será em 20 de outubro, o que evidencia que a fórmula de disputa deve ser a mesma de 2023, não sendo disputada em 38 rodadas com turno e returno, como queria a direção do Canarinho.
O retrospecto nas últimas temporadas
2018
- Gauchão: 3º lugar na Divisão de Acesso
- Série C: 14º lugar (eliminado na primeira fase)
- Copa do Brasil: não participou
2019
- Gauchão: campeão da Divisão de Acesso (garantiu vaga na Série A do Gauchão)
- Série C: 6º lugar (eliminado nas quartas de final)
- Copa do Brasil: eliminado pelo Fluminense na segunda fase (passou pelo Votuporanguense na 1ª fase)
2020
- Gauchão: 5º lugar
- Série C: 6º lugar (eliminado na segunda fase)
- Copa do Brasil: não participou
2021
- Gauchão: 5º lugar
- Série C: 7º lugar (eliminado na segunda fase)
- Copa do Brasil: eliminado pelo Fortaleza na segunda fase (passou pelo Penarol-AM na 1ª fase)
2022
- Gauchão: 2º lugar (vice-campeão e classificado para Copa do Brasil 2023)
- Série C: 10º (eliminado na primeira fase)
- Copa do Brasil: não participou
2023
- Gauchão: 3º lugar (Campeão do Interior)
- Copa do Brasil: eliminado pelo Botafogo na terceira fase (passou por São Francisco-AC e Bragantino nas etapas iniciais)
- Série C: 13º lugar (eliminado na primeira fase)