Passo Fundo tem uma representante na Seleção Brasileira Feminina Sub-17. Nesta segunda-feira (2), a técnica Simone Jatobá anunciou a convocação das atletas do Brasil para três amistosos que acontecerão na Costa Rica. Entre as selecionadas está a atacante Maria Eduarda dos Santos Lima, conhecida como Duda Lima.
A atleta tem 14 anos e foi revelada pelo projeto social do Esporte Clube Vila Nova, que atende 960 crianças em Passo Fundo. Hoje, joga como atacante no Grêmio. Beto de Oliveira, que foi o primeiro treinador da Duda, lembra de como a descobriu.
— Abrimos uma escolinha de futebol próxima ao bairro dela e fomos na escola onde ela estudava. Passamos de sala em sala e numa delas, uma menina perguntou se poderia jogar com os guris. Era a Duda. Está aí o fruto. De uma pergunta inocente de uma menina de nove anos, começou a jogar e se destacar — lembra.
Como tudo começou
Jogando entre os garotos, Duda não demorou para chamar a atenção. Ela jogava com alto nível, mesmo sendo mais jovem e com menor estatura que os demais. Quando passou a jogar com outras meninas, ela se destacou ainda mais e despertou o interesse do Grêmio, onde joga há dois anos.
No momento da convocação oficial, Duda estava na casa dos pais em Passo Fundo. A família não escondeu a emoção no momento em que ouviu o seu nome entre as selecionadas. O pai, Ricardo dos Santos, não conseguiu esconder as lágrimas ao lembrar da trajetória da filha.
— Passar tudo o que ela passou, para um pai e para uma mãe é um orgulho ver ela chegar aonde está chegando — disse emocionado. Ele ainda brincou que a Duda herdou o talento:
— Sempre joguei nos campeonatos da Vila. Mas como diz o ditado: a genética puxa. A fruta não cai longe do pé — riu.
No entanto, o início da trajetória de Duda na capital gaúcha não foi fácil. Ainda mais para uma menina, que na época tinha apenas 12 anos.
— Fiz um teste no Grêmio, passei e voltei para Passo Fundo, pois era muito nova, mas depois eu fui. No começo eu não queria porque eu sentia muita saudade de casa, mas a mãe me incentivou e eu fiquei lá — conta a atleta, hoje com 14 anos.
Sonhando alto
Agora, Duda custa a acredita que tudo está acontecendo tão rápido.
— É muito louco. Do nada chegou essa notícia para mim. Não sei nem o que falar. Não imaginava isso tudo — contou a tímida jogadora.
Porém, ela revela que tem objetivos para a vida, sendo o principal deles ajudar família — uma história que se parece muito com a de milhares de talentos revelados no futebol.
— Meu sonho é jogar no profissional, ajudar a minha família e continuar na Seleção — disse ela.
A atuação de Duda dentro dos gramados também faz a família pensar grande. A mãe, Susana dos Santos, sonha com a filha conquistando títulos importantes pelo Brasil.
— Nunca sonhei tão grande. Quem sabe venha uma nova Marta. Agora eu estou sonhando muito alto. Não sei se eu posso, mas agora não sai da minha cabeça. Quero ver a Maria ir muito além. Quero ver ela trazendo uma Copa do Mundo para mim. É um sonho. Mas se chegou até aqui, podemos chegar até o infinito.
Calendário da Seleção
Inicialmente, as 23 atletas convocadas farão uma preparação em Pinheiral, no interior do Rio de Janeiro, entre 9 e 29 de outubro. Depois, iniciam viagem para a disputa dos amistosos.
O primeiro duelo será diante das anfitriãs, a Seleção da Costa Rica, previsto para o dia 31 de outubro. Já no dia 3 de novembro, a equipe brasileira encara a Colômbia e finaliza os jogos no dia 6 do mesmo mês, diante da Seleção do México.
Convocação da Seleção Brasileira Sub-17
Goleiras
- Isadora Faichel (Ferroviária)
- Ana Morganti (Corinthians)
Defensoras
- Ana Elisa (Ferroviária)
- Marina Camacho (Ferroviária)
- Gio Mazzotti (São Paulo)
- Taiany Latife (Atlético Mineiro)
- Vitória Mirela (Fortaleza)
- Gabi Gadotti (Santos)
- Carol Vidal (Grêmio)
- Rafaela Rocha (Corinthians)
- Heloisa Baccan (São Paulo)
Meio-campistas
- Fran Moreira (São Paulo)
- Thais Bichoff (Ferroviária)
- Giovanna Waksman (F.C Florida Academy — EUA)
- Julia Vaini (São Paulo)
- Lorenza Cavalcante (São Paulo)
Atacantes
- Duda Lima (Grêmio)
- Abigail Batts (United Futbol Academy — EUA)
- Vitória Barreto (Imperial)
- Ana Clara (Internacional)
- Duda Pontes (São Paulo)
- JuJu Harris (Florida United — EUA)
- Camile Abreu (Santos)