Afucs e Atlântico iniciam nesta segunda-feira (9) a decisão das oitavas de final do Gauchão de Futsal. O jogo será às 21h, em Seberi. A equipe erechinense, atual vice-campeã, garantiu a melhor colocação da primeira fase, por isso decide o segundo confronto no Caldeirão do Galo. O duelo está marcado para o dia 12, às 11h.
O Atlântico encerrou a primeira fase do Gauchão na liderança, com 41 pontos. Em 17 jogos, foram 13 vitórias, dois empates e duas vitórias, aproveitamento de 80%. O Galo somou a mesma campanha que a ACBF, mas ficou à frente nos critérios de desempate.
Já a Afucs acabou na 16ª posição e teve aproveitamento de 27%, com 14 pontos (quatro vitórias, dois empates e 11 derrotas). No encontro entre os clubes na etapa classificatória, o time de Erechim venceu por 7 a 2, em Seberi.
Como chegam as equipes
O clube da casa sabe da dificuldade de enfrentar o Atlântico e, por conta dos momentos distintos das equipes na primeira fase, o treinador da Afucs, Vini Gaúcho, diz que a obrigatoriedade de buscar a vitória é dos visitantes.
— Sabemos da dificuldade de enfrentar o primeiro colocado da Liga Nacional de Futsal e do estadual, mas da mesma forma, a pressão e obrigatoriedade de vencer está ao lado do adversário. Jogaremos com tranquilidade, mesmo sabendo da qualidade do nosso oponente. Precisamos de um bom resultado no primeiro confronto em casa, para nos mantermos vivos e motivados para o segundo jogo em Erechim — disse Vini Gaúcho.
Por outro lado, justamente pela liderança da competição, o treinador Paulinho Sananduva comentou que a equipe chega muito confiante para as oitavas de final. Mas, para ele, o adversário, por jogar em casa, irá impor dificuldades.
— Chegamos muito bem, uma campanha dessas nos dá confiança e motivação para trabalhar. Sabemos que não vencemos nada ainda, apenas conseguimos mostrar que a gente tem condições de brigar por algo maior. Será um jogo difícil, pois a Afucs, dentro de casa, sempre imprime dificuldades, até porque a quadra tem medidas reduzidas e isso faz com que seja um jogo muito corporal e de choque, mas vamos fazer de tudo para sairmos com um resultado positivo e diminuir a pressão para o segundo jogo — destacou Sananduva.
Nas oitavas de final, o time que conseguir duas vitórias ou uma vitória e um empate avança às quartas. Em caso de igualdade ou vitórias alternadas, a definição da vaga virá em prorrogação de 10 minutos, com dois tempos. Se houver empate, a decisão será por penalidades máximas para apontar o vencedor.