A atleta de Passo Fundo Messalina da Luz foi a grande campeã da maratona de Punta del Este, que aconteceu no domingo (10), no Uruguai. Ela completou o percurso de 42 quilômetros em 3h02min44s, conquistando o título da prova.
Messalina superou outras 119 competidoras que participaram do evento. Em entrevista à GZH, a atleta não escondeu a empolgação com o resultado obtido no país vizinho. Ainda mais pelo fato de não se considerar uma atleta profissional.
— Foi algo inusitado. Ganhar uma maratona de 42 km foi uma coisa que realmente não estava imaginando que pudesse acontecer. Eu sou uma pessoa comum, sou empresária. Não sou atleta. Trabalho todo o dia, tenho duas filhas pequenas, moro com minha mãe, tenho responsabilidade de dona de casa. Não vivo disso. Imaginar que um dia ganharia uma maratona é algo muito difícil — disse.
Esta foi a primeira prova internacional que a atleta competiu. Assim como em outras provas que participou, o seu objetivo era o desafio pessoal. Foi durante o percurso que ela notou que a vitória era possível.
— Não estava no meu contexto da minha ida para Punta del Este. Eu queria correr uma prova internacional, bater o meu recorde pessoal. Quando vi que o sonho de ganhar a maratona desse nível era possível, foi algo surreal. Eu só sorria e rezava para Deus me ajudar a terminar a prova. E fluiu da melhor maneira possível. Foi uma conquista inesperada e maravilhosa — comentou, ainda incrédula.
Corrida começou como hobby
Messalina começou a correr em 2010, quando morava em Formosa (GO) como passatempo. Em 2014, começou a competir. Até então, era "especialista" em Meia Maratona, que tem percurso de 21 quilômetros. A competição no Uruguai foi apenas a terceira vez que disputou uma prova com 42 km.
— Foi a primeira vez na vida que cheguei em primeiro lugar geral. Nem na meia maratona cheguei em primeiro. Uma coisa que me surpreendeu muito é o tempo que completei a corrida. Foram 3h02min. É um tempo muito bom para uma mulher fazer a prova. As mulheres vêm se destacando muito na prova de 42 km. Foi maravilhoso.
Ao todo, 440 atletas participaram da prova em Punta del Este. Na categoria geral, que reúne homens e mulheres, Messalina terminou na 24ª posição.