O União Frederiquense garantiu vaga às quartas de final da Divisão de Acesso após vencer o Gaúcho, por 3 a 1, no domingo (16). O treinador do Leão da Colina, Cláudio Júnior, comentou para a reportagem de GZH sobre a campanha do clube na fase classificatória e o que espera para os jogos do mata-mata.
Terceiro colocado do Grupo A, com 20 pontos, agora o União-FW enfrenta o Guarany de Bagé, segundo do Grupo B, com 24. A partida de ida está marcada para domingo (23), às 15h, na Arena União. A volta será no domingo (30), às 15h no Estádio Estrela d'Alva.
Antes de garantir a classificação, o clube frederiquense ficou em um jejum de seis jogos sem vencer na competição, fazendo com que oscilasse no meio da tabela.
— Foi um momento muito desafiador, pois foram seis jogos sem vencer. Mas por outro lado, crescemos e aprendemos muito. Em todos os momentos eu e comissão técnica passávamos para os atletas que éramos merecedores e que tínhamos potencial para voltar a vencer. Trabalhamos muito, todos os dias, para que as vitórias pudessem retornar ao nosso caminho — comentou Cláudio Júnior.
O Tricolor encerrou a sequência negativa na 12ª rodada, ao vencer o Tupi por 2 a 1, faltando dois jogos para finalizar a fase classificatória e, na última, garantiu uma das oito vagas para as quartas de final. Para o treinador, a classificação corou um trabalho de muita persistência:
— A classificação significa muito. Foi um prêmio para todos os atletas e comissão técnica. Muitos duvidaram que poderíamos avançar na competição, mas sempre acreditamos e, com muita persistência, conseguimos.
Projetando os próximos dois jogos do mata-mata contra o Guarany, Cláudio acredita que o fator psicológico será tão determinante quando o técnico:
— Precisamos manter nosso foco para almejar objetivos maiores dentro do campeonato, que é o acesso. O Guarany é um clube tradicional do futebol gaúcho, vai ser um jogo muito equilibrado, pois o adversário vem fazendo um bom campeonato. Serão 180 minutos e teremos que ter muita estratégia para vencermos. Ainda, o fator emocional conta muito nestes momentos, pois será preciso nível máximo de concentração e manter a cabeça no lugar para sairmos classificados.