Dois jovens atletas da Região Norte do Rio Grande do Sul conquistaram títulos em uma das maiores competições de taekwondo, nos Estados Unidos. Ana Luísa Lorenzoni e Bernardo Nery conquistaram quatro títulos e quatro vices no World Victory Tournament 2023. A competição aconteceu em Orlando, na Flórida, entre os dias 30 de junho e 3 de julho.
Ana Luísa, 18 anos, é natural de Porto Alegre, mas reside em Palmeira das Missões. A atleta é Faixa Preta - 2º Dan. A jovem foi campeã mundial nas categorias Fórmula, Armas e Sparring, além do vice em Combat Weapons.
Ela pratica taekwondo desde quando tinha 10 anos e evoluiu dentro da modalidade, participamdo de várias competições regionais e estaduais, antes de ir para a competição na América do Norte. Além de atleta, Ana também é instrutora e auxilia em aulas para crianças na Rede Mestre Artes Marciais.
- Sempre amei praticar esportes e a paixão pelo taekwondo surgiu aos poucos, conforme me envolvia nas atividades, conhecia os colegas e aprendia com os professores. Meu principal objetivo era ser uma Faixa Preta com muitas qualidades. Ao longo da trajetória desse objetivo e tendo diversos bons exemplos de colegas que se tornaram instrutores, descobri também a paixão pela Instrução e comecei a atuar como auxiliar e instrutora aos 14 anos. Hoje, sou responsável por três turmas de crianças e pré-adolescentes. Sempre que alcanço uma meta, traço outras para estar em constante evolução e treinamentos – comentou.
Ana Luísa se preparou por dois meses com treinos intensos, sabendo que enfrentaria adversárias experientes nos Estados Unidos.
- Com isso também teve a preparação mental e emocional, trabalhando para controlar a ansiedade e o nervosismo para poder treinar e competir com eficiência. Acredito que esse é o diferencial em um torneio. Conseguir relaxar e fazer o seu melhor sem empecilhos emocionais - revelou.
A competição em Orlando foi a primeira a nível internacional que ela disputou. A lutadora não escondeu a emoção por participar de uma competição importante.
- Foi desafiador desde o início, escutar os comandos em inglês e estar em um ambiente novo, mas a sensação de estar lá fez o esforço valer muito a pena! Pude observar técnicas e estilos de luta muito diferentes do que costumamos ver nos torneios brasileiros, o que é excelente para ampliar a visão das competições - comentou.
Bernardo Otavio Nery Schultz também começou a vida no esporte muito novo. Os seus primeiros passos no taekwondo foram dados ainda com oito anos. Hoje, com 15, ele é Faixa Preta - 1º Dan. Nos Estados Unidos ele conquistou o título mundial na categoria Fórmula e o segundo lugar nas categorias Fórmula com Armas, Sparring e Quebramento de Madeira.
O jovem é natural de Passo Fundo e também representou a academia Rede Mestre Artes Marciais. Conforme Andressa Feldmann Nery, mãe de Bernardo, o objetivo dele é seguir os passos do tio, que é mestre Leonardo Nery e mantém uma academia de Taekwondo, nos Estados Unidos.
- O desafio dele é conquistar esses títulos. Ele vai continuar competindo, pois ele mantém o objetivo de morar lá. A vida profissional será essa. Hoje ele já é instrutor e está trabalhando desde cedo para conseguir chegar lá. Ele está se espelhando no próprio tio – revelou.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: