Atlântico e Cerro Largo iniciam nesta quinta-feira (17) a decisão das oitavas de final do Gauchão de Futsal. O jogo será às 20h, em Erechim, e terá transmissão através do YouTube de GZH. O duelo de volta está marcado para o dia 26, no mesmo horário.
Como chegam as equipes
O Atlântico encerrou a primeira fase do Gauchão na 10ª colocação, com 21 pontos. Em 17 jogos, foram oito derrotas, seis vitórias e três empates, aproveitamento de 41%.
No entanto, na maioria dos jogos da competição, o Atlântico atuou com o elenco sub-20, o que acaba explicando o desempenho abaixo do esperado. Por outro lado, para o primeiro jogo dos playoffs, o técnico Paulinho Sananduva garantiu que o Galo irá com força máxima.
— A nossa ideia é ir com a equipe principal e ocupar todos os jogadores que estão com boas condições físicas. A equipe do Cerro Largo é muito bem treinada pelo Ferreti, um técnico maravilhoso e que tem um elenco bastante jovem. A nossa equipe sub-20 foi derrotada para eles na primeira fase, mas é uma equipe muito bem organizada e a gente espera ter um jogo difícil, mas como jogamos em casa, o fator local acaba sendo importante — disse Sananduva.
Já o Cerro Largo acabou a primeira fase na sétima posição e teve aproveitamento de 54%, com 28 pontos (oito vitórias, cinco derrotas e quatro empates). A ideia do treinador Rodrigo Ferretti é fazer com que sua equipe apresente uma boa marcação para suportar a pressão do time de Erechim.
— A equipe do Atlântico tem uma defesa muito intensa, então treinamos para tirar essa pressão inicial deles. Eles também tem um ataque com muita qualidade, que joga com pivôs móveis e de referência. Então, precisamos estar bastante atentos defensivamente para que as oportunidades que eles tiverem não se convertam. Em determinados momentos vamos procurar desacelerar a partida, propondo uma marcação um pouco mais reativa, mais dentro da nossa quadra de defesa, até porque treinamos em uma quadra menor e precisamos suportar a pressão até o fim do jogo — destacou Ferreti.
Como funciona?
Nas oitavas de final, o time que conseguir duas vitórias ou uma vitória e um empate avança às quartas. Em caso de igualdade ou vitórias alternadas, a definição da vaga virá em prorrogação de 10 minutos, com dois tempos. Se houver empate, a decisão será por penalidades máximas para apontar o vencedor.