Richard está concorrendo ao prêmio de melhor jogador do mundo de futsal em 2023. O ala do Atlântico apareceu na seleção dos 10 melhores segundo o site Futsal Planet, responsável pela premiação máxima da modalidade.
Craque, artilheiro e campeão da Liga Nacional de Futsal (LNF) com o Galo na temporada passada, Richard concorre ao prêmio com outros três brasileiros e seis estrangeiros. Em abril, o ala chegou a ser convocado pelo técnico Marquinhos Xavier para defender a seleção brasileira de futsal em três jogos eliminatórios para a Copa do Mundo. No entanto, não foi chamado para disputar o torneio mundial, que inicia neste sábado (14), no Uzbequistão.
A votação, chancelada pela Fifa, é uma das premiações mais tradicionais e respeitadas da modalidade. Cerca de 200 profissionais, entre especialistas do futsal e jornalistas, contribuem e votam para a escolha do vencedor de cada categoria.
Segundo a organização do prêmio, cada especialista deve selecionar os cinco melhores indicados de cada categoria entre os 10 da lista. O primeiro nome receberá cinco pontos, o segundo voto receberá quatro pontos, o terceiro três pontos, o quarto dois pontos e o quinto voto receberá um ponto.
Lista dos 10 melhores do mundo
- Salar Aghapour (IRN) - Mallorca Palma Futsal (ESP);
- Alan Brandi Cuasnicú (ARG) -
Jaén Paraíso Interior FS (ESP); - Juan José Camacho Pérez (ESP) - Barça (ESP);
- Charles Henrique Ferreira da Silva "Charuto" (BRA) - Magnus Futsal (BRA);
- Soufiane El Mesrar (MOR) - Étoile Lavalloise Mayenne Futsal Club (FRA) ;
- Gustavo Rodrigues Lima "Gustavinho" (BRA) - Cascavel Futsal (BRA);
- Anilton César "Pany" Varela da Silva (POR) - Sporting Clube de Portugal (POR);
- Jean Pierre Guisel Costa "Pito" (BRA) - Barça (ESP);
- Richard Victor Murilo da Silva (BRA) - Clube Esportivo e Recreativo Atlântico Erechim (BRA);
- Izaquel Gomes "Zicky” Te´ (POR/GNB) - Sporting Clube de Portugal (POR).