A programação do aniversário de 167 anos do município de Passo Fundo inclui o 4º Seminário Internacional Passo Fundo Cidade Educadora, iniciado na noite de quinta-feira (1º). O evento segue nesta sexta-feira (2) e acontece na sede da Escola Pública de Música Yamandu Costa.
Passo Fundo possui o título de Cidade Educadora desde abril de 2021. A cidade integra um grupo de cerca de 500 municípios de todo o mundo que seguiram o exemplo de Barcelona e passaram a fomentar a educação para além das escolas e universidades.
No primeiro encontro, o seminário abordou o tema "O papel da colaboração transversal para o desenho de políticas públicas na Cidade Educadora", com a professora doutora Maria Sílvia Bacila, secretária municipal de Educação de Curitiba, que também faz parte da lista de Cidades Educadoras do Brasil.
Conforme o secretário de educação de Passo Fundo, Adriano Canabarro Teixeira, além de o município possuir ações ligadas à educação é preciso refletir sobre elas e amadurecer novas ideias.
— Ser uma Cidade Educadora não é um título. Não é algo que você compra ou que você ganha, mas um compromisso que você assume. A cidade se torna continuamente educadora. Hoje escutamos Curitiba falar sobre como é que a Cidade Educadora pode articular políticas públicas mais inclusivas, buscando a equidade, buscando a criação de oportunidades para o cidadão — disse.
Segundo Teixeira, uma Cidade Educadora assume o compromisso de fazer do território, como um todo, um espaço educador, com o intuito de poder ajudar os diferentes agentes sociais a descobrirem a sua dimensão pedagógica.
Confira a programação desta sexta-feira
Manhã
Tema: O papel da colaboração transversal para o desenho de políticas públicas na Cidade Educadora
- 9h: apresentação das ações educadoras das Cidades Educadoras (Curitiba, Barcelona e demais cidades confirmadas)
- 10h: bate-papo Missão Cidade Educadora 2023 e 2024 (Embaixadores, pais/responsáveis e professores).
Tarde
- 14h: Momento Cultural
Tema: Mesa Redonda e Debate: Projetando
Minha Passo Fundo Educadora (Sala 1)
14h30min: Apresentação das ações educadoras desenvolvidas pelas Escolas Públicas, com a mediação da Secretaria Municipal de Educação (SME):
- Escola das Profissões
- Escola Pública de Música Yamandu Costa
- Escola Pública de Arte e Criatividade
Roberto Pirovano Zanatta - Escola Pública de Gerações
- Escola Pública do Esporte
- Escola Pública de Trânsito
- Prisma Espaço Geek
Tema: Missão Educação do Futuro: desenvolvendo práticas educacionais e pedagógicas territoriais na cidade
educadora (Sala 2)
- 14h30min: Apresentação dos projetos das escolas da Rede Municipal de Ensino participantes do Desafio Cidade Educadora, com a mediação da SME
- 16h30min: Debate — Espaço de intercâmbio amplo para discussão, formulação de perguntas por parte do público
Elaboração da Carta de 4 anos de cidade educadora
17h30min: Encerramento do evento.