O método de inscrição para a Escola das Profissões mudou: a partir de agora, é possível se cadastrar para os cursos gratuitos a qualquer momento — até então, os interessados precisavam aguardar as janelas de inscrição.
Agora, ao sinalizar interesse no curso, os alunos entram em uma lista de espera e são chamados conforme a abertura de novas turmas. A seleção dos candidatos será feita com base na ordem de inscrição e as turmas serão formadas à medida que a demanda mínima for atingida.
De acordo com o coordenador da instituição, João Ricardo dos Santos, a ideia da mudança é simplificar e agilizar o processo à comunidade.
— Os interessados podem se inscrever a qualquer hora, sem se preocupar com prazos específicos. Nosso objetivo é atender às necessidades da comunidade de maneira eficiente, direcionando as vagas e formando turmas conforme a demanda e as inscrições recebidas. Isso permite uma organização otimizada dos cursos oferecidos — disse.
A Escola das Profissões oferece cursos de diversas áreas, incluindo Tecnologia, Estética, Saúde, Têxtil, Gastronomia, Educação e Comércio e Serviços. Desde a abertura, em abril de 2023, a instituição certificou mais de 2,5 mil pessoas.
Como se inscrever na Escola das Profissões
Para se inscrever em um dos cerca de 40 cursos gratuitos da Escola das Profissões, basta preencher o formulário disponível neste site. Os dados solicitados incluem nome completo, e-mail, data de nascimento e contato telefônico.
No momento, há cursos com vagas disponíveis para que turmas sejam iniciadas. São eles:
- Cuidador de Idosos (manhã)
- Atendente de Farmácia (tarde)
- Cuidados à Criança (noite)
- Hotelaria + Recepcionista (noite)
- e Barbearia (noite)
O processo seletivo considera candidatos a partir de 15 anos, com preferência para maiores de 18, que tenham concluído o ensino médio, estejam desempregados e não tenham realizado outros cursos anteriormente.