A sede da Escola das Profissões, projeto de Educação da Prefeitura de Passo Fundo, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (27), em Passo Fundo. Localizada na Avenida Brasil, em frente a praça Armando Sbeghen, conhecida como Largo da Literatura, o prédio possui três andares com salas voltadas à prática das profissões do futuro, indústria, comércio e serviços, além de idiomas. A sede possui parceria com a Google for Education.
De acordo com o prefeito Pedro Almeida, a inauguração da sede representa o grande momento do projeto educacional, que visa a qualificação da comunidade por meio de cursos profissionalizantes, além de preparar os estudantes do Município para as profissões do futuro.
— É um projeto amplo, que iniciou no ano passado e possui três eixos fundamentais, da indústria, do comércio e serviços, e das profissões do futuro, que talvez seja o mais significativo, que inicia hoje com nossos estudantes. Esses alunos vão encerrar a sua formação dentro da rede pública num espaço com ferramentas, treinamentos, para alcançar oportunidades no mercado de trabalho, principalmente na área da inovação e da tecnologia — afirma.
A estrutura conta com Laboratório Maker, um espaço compartilhado onde os estudantes podem colocar em prática ideias e criações, Laboratório de oficina (Fab Lab) espaço kids, espaço de imersão de línguas, espaço de aprendizagem criativa, central de vagas, área de atendimento, sala de espera, entre outros.
Segundo o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, essa é mais uma ação dentro do projeto Cidade Educadora. Neste novo espaço, a ideia é que os jovens possam resolver soluções reais para o mundo a partir da estrutura disponível, sobretudo na área de prototipação, robótica e inovação. Os estudantes também terão aulas de inglês, mandarim e espanhol.
— De fato, está se pensando na cidade não apenas para agora, mas para os próximos anos. Aqui, temos um corpo docente qualificado, com uma estrutura que permita aprendizado e qualificação. A ideia é que eles (estudantes) venham para cá e possam resolver os problemas do mundo com soluções reais — declara.
Formação e resultados
Segundo o prefeito Pedro Almeida, desde o início do projeto, em 2022, os dois eixos que estavam em atividade apresentam resultados. O eixo da indústria já formou mais de 70 profissionais da indústria que estão no mercado de trabalho.
Já o eixo de comércio e serviços, por exemplo, que oferta cursos profissionalizantes gratuitos à comunidade, que vão desde atendente de farmácia até manicure e pedicure, já formou mais de 150 profissionais que estão empregados. Atualmente, são mais de 1,5 mil alunos que participam dos cursos.
Cursos e turnos
As formações devem iniciar no dia nove de maio e ocorrem presencialmente na Estação 2, que funciona junto à Faculdade Anhanguera e na Leão XII. Confira abaixo a lista completa de cursos e os turnos em que serão ministradas as aulas:
- Assistente administrativo - noite
- Assistente logística - noite
- Cabeleireiro e Corte - manhã
- Designer de sobrancelha - manhã
- Manicure - tarde
- Corte e costura nível 1 - noite
- Corte e costura nível 2 - tarde
- Costura industrial - tarde ou noite
- Gastronomia nível 1 - tarde
- Hotelaria - manhã
- Inglês para atendimento ao público - noite
- Inglês - tarde
- Espanhol para atendimento ao público - noite
- Informática básica - noite
- Elaboração de planilhas - noite
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo