A organização da Construimóveis 2024 divulgou o balanço da feira que encerrou no último fim de semana. Com R$ 218 milhões em negócios, o evento superou as expectativas iniciais e os números da última edição.
O resultado reflete o otimismo vivido pelo setor da construção civil no Rio Grande do Sul, que no segundo trimestre apresentou um crescimento de 3,5%. Em comparação, o crescimento do país ficou em 1,4%, já o resultado da área industrial ficou em 1,8%.
E na avaliação do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo e Região (Sinduscon), em 2024 a mostra teve uma característica diferenciada: contou com um público que veio sabendo o que, onde, como e de que forma comprar.
— A gente já tinha uma expectativa de que teríamos bons negócios e isso veio se confirmando com um público mais específico. As pessoas chegavam na feira para tomar uma decisão, comparando projetos, metragens, estrutura do prédio, acabamentos, questões que são importantes para uma boa escolha — destacou Cristiano Basso, presidente da entidade.
Conforme levantamento do Sinduscon, Passo Fundo é a terceira cidade que mais constrói no Estado. Atualmente, o município conta com mais de 12 mil unidades disponíveis para compra, sendo mais de 8 mil apartamentos.
Para o expositor Luiz Antônio Giacomini, o setor do agronegócio é o carro chefe que puxa todo segmento econômico da região e influenciou as vendas:
— Passo Fundo se tornou nos últimos anos um centro do conhecimento com as universidades e faculdades que atuam no município. Temos um Centro de Desenvolvimento de Sementes, um número maior de profissionais de TI, da saúde, pessoal da indústria que vem para nossa cidade e isso tudo gera demanda de imóveis. E é por esse público com poder aquisitivo maior que estamos tendo procura.
A tecnologia dos produtos oferecidos, aliando conforto, segurança, bem-estar e inovação, também foi responsável pelos bons números na avaliação de expositores e comissão organizadora da Construimóveis.
— As pessoas vieram atrás de elevadores novos, modernos, com opções de modernizações para os elevadores antigos e que ainda compõem muitos dos edifícios da cidade. Nós fechamos negócios aqui na feira, pessoal gostou da nossa proposta, do nosso produto, o que para nós foi ótimo — avaliou Ruan Moraes , que participou pela primeira vez na feira como expositor.