O antigo convento dos Freis Capuchinhos de Marau, no norte gaúcho, deu lugar ao Voa Hub, o primeiro centro voltado exclusivamente à inovação na cidade de 45 mil habitantes. O espaço foi inaugurado na noite de terça-feira (17).
Fundado por 13 empresas e instituições locais, o espaço ocupa 700m² com seis salas, arena, coworking com 30 lugares e locais para reuniões.
— Esse é um ambiente para que os empresários e empreendedores usem, fechem negócios e façam networking. É uma forma de construir a Marau do futuro também — disse Antônio Roso, empresário e um dos membros do conselho.
O poder público de Marau comprou o local em 2022 por R$ 22 milhões. Desde então, investiu R$ 2 milhões para reformar e mobiliar o espaço onde agora fica o centro de inovação, na antiga cantina do convento.
O hub oferecerá pacotes para startups e empresas que busquem espaço tanto para locação quanto para coworking, e espera fomentar o empreendedorismo da cidade ao possibilitar cursos, workshops e encontros para ampliar redes de contatos.
A iniciativa replica o conceito do Hub Aliança, inaugurado no ano passado em Passo Fundo. No antigo convento, também está instalada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. Ao lado ficará a nova prefeitura de Marau, em construção.