A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo estima que as vendas no comércio para o Dia dos Pais cresçam 5% em 2024 em relação ao ano passado.
Segundo o levantamento, essa é a primeira data comemorativa que apresenta maior normalidade após a enchente que causou mortes e estragos no Rio Grande do Sul no mês de maio.
Conforme dados da Fecomércio, o período de julho de 2023 a maio de 2024 registrou aumento de cerca de 38 mil pessoas no mercado de trabalho formal gaúcho. Esse movimento representa uma adição significativa de renda.
A pesquisa mostra que o valor cogitado para o presente se manteve em comparação com o último ano. O ticket médio das compras deve variar entre R$ 50 e R$ 200.
Além de roupas e calçados, entre os presentes mais procurados estão cestas, eletrônicos, jantares e cuidados estéticos.
A expectativa é que o Dia dos Pais traga um impulso significativo ao comércio da cidade, marcando um passo importante na recuperação econômica do Estado. Segundo Mari Pozzebon, gerente de uma loja de roupas e calçados na Avenida Brasil, a data comemorativa é a terceira melhor do ano, atrás do Dia das Mães e do Natal.
— A nossa expectativa é de que façamos boas vendas, principalmente com a previsão de temperaturas mais baixas nos próximos dias. Isso ajudará a girar artigos de inverno como botas e jaquetas de lã — disse a gerente.