A uma semana do fim do prazo de declaração do Imposto de Renda, 96% dos contribuintes de Passo Fundo já fizeram a sua declaração. Isso representa 63.455 documentos entregues à Receita Federal, de um total estimado em 66 mil.
O prazo foi estendido até 30 de agosto em 399 cidades gaúchas em razão da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio. O percentual na cidade supera os dados do Estado, que tinha 91% das entregas realizadas até esta sexta-feira (23).
Conforme o auditor da Receita Fiscal em Passo Fundo, Claudio Morello, a expectativa é de acréscimo de 6% a 7% no total de declarações entregues em relação ao ano passado.
— Em Passo Fundo houve uma entrega um pouco mais acelerada do que nos demais municípios, mas como é comum em todos os anos, nos últimos dias de entrega deve haver uma intensificação do envio das declarações em todas as cidades — afirma.
Das 33.576 declarações de Passo Fundo com direito a restituição, 93,3% já receberam o valor devido.
Neste ano, contribuintes de outros estados podem destinar parte do imposto ao RS, a fim de auxiliar os atingidos pelo desastre climático. Em Passo Fundo, R$ 1,27 milhão estão previstos em doações por parte de 946 contribuintes.
Do valor, 60,5% é destinado para instituições de crianças e adolescentes, e outros 39,5% a entidades focadas no cuidado aos idosos.