A um mês do fim do prazo de declaração do Imposto de Renda, 94% dos contribuintes de Passo Fundo já fizeram a sua declaração. Isso representa 62.372 documentos entregues à Receita Federal, de um total estimado em 66 mil.
O prazo foi estendido até 30 de agosto em 399 cidades gaúchas em razão da enchente que atingiu o RS em maio. O percentual na cidade supera os dados do Estado, que tinha 88% das entregas realizadas até terça-feira (30).
Conforme o auditor fiscal da Receita Federal no município, Claudio Morello, a possibilidade de destinar uma fatia do imposto a entidades beneficentes deve auxiliar os atingidos pelo desastre climático.
Em Passo Fundo, R$ 1,13 milhão estão previstos em doações por parte de 886 contribuintes. Do valor, 57,7% será destinado para instituições de crianças e adolescentes, e outros 42,3% a entidades focadas no cuidado aos idosos.
Das 32.605 declarações de Passo Fundo com direito a restituição, 92,8% já receberam o valor devido.
Aumento nos números
O número de declarantes aumenta gradativamente desde 2021, como pode ser observado no portal da Receita Federal. Naquele ano, 51,3 mil pessoas fizeram a declaração, número que subiu para 55,9 mil em 2022 e 62,5 mil em 2023.
Com a data estendida neste ano, o número de entregas cresce e os atrasos diminuem, mas segundo Morello, a situação é excepcional e não deve se repetir.
— Esses prazos são definidos nacionalmente e o caso do RS foi exceção à regra. Com o prazo um pouco maior, muitos contribuintes que iriam fazer a entrega em atraso, normalmente 2% do total, cumpriram a obrigação dentro desse novo prazo "normal" — disse.
Já em relação ao formato da entrega, a maioria das declarações no município foi feita por desktop, pelo Programa Gerador de Declaração (PGD): 82,1%. Já 9,9% efetuaram online, pelo próprio navegador. Uma minoria de 8% dos contribuintes utilizou o aplicativo para declarar.