Mesmo com tempo instável e perigo de chuva intensa, os passo-fundenses passaram a movimentar o comércio, neste sábado (11), em busca de presentes para o Dia das Mães. O aumento com a proximidade da data, que já é esperado anualmente, teve um ponto diferente neste ano: muitos não sabiam se estariam junto da mãe na data, por conta das chuvas e do bloqueio das rodovias devido às enchentes.
— As pessoas não sabiam se teriam como ver a mãe no domingo, e também só buscavam o comércio para comprar donativos ou alimentos. Até a quinta-feira, o movimento era fraquíssimo. Sentimos que só a partir de sexta eles começaram a comprar os presentes — aponta a vendedora de uma rede de cosméticos no bairro Petrópolis, Luciana Muller Prestes.
No setor de beleza, a estratégia foi preparar cestas e kits de diferentes valores, para facilitar a venda e atrair os clientes. Já na área dos vestuários, uma das lojas de roupas femininas no Centro da cidade investiu em cartões presentes e embalagens especiais para atrair clientes, como explica a proprietária Natália Vieira:
— A maioria tem vindo só agora procurar algo para a mãe, e querem algo barato, para não deixar a data passar "em branco".
Entre o poder de compra, o público de Passo Fundo está dividido entre aqueles que compram algo simples e barato, e aqueles que estão investindo em presentes de maior valor. No caso da balconista Andressa Gonçalves, ela e a irmã optaram por dividir um presente melhor para a mãe, que havia pedido um calçado:
— Nós não tivemos escolha, viemos atrás de um coturno que ela queria. Como trabalhamos dia de semana, tivemos que tentar a sorte do modelo ainda estar disponível hoje, mas deu certo.
Quem também deixou para a última hora foi o empresário Cristiano Vieira de Brito. Ele e a esposa se dividiram em no shopping: ela foi comprar o presente da sogra, e ele, o dela.
— Vim com meu filho escolher algo para minha esposa, enquanto ela ficou com a missão de comprar para a minha mãe. Assim, a gente consegue manter o suspense do presente, e ela ainda me ajuda com o outro — brinca.