Seja na produção caseira ou na indústria, há otimismo sobre a venda de chocolates nesta Páscoa, comemorada no próximo domingo (31). A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) aponta que 58 milhões de unidades de ovos de Páscoa estão nas prateleiras de estabelecimentos e lojas virtuais de todo o país em 2024 — um crescimento de 16% na produção ante o ano passado.
Em 2023, o aumento na produção de doces nessa época do ano foi de 6% na comparação com 2022: saltou de 760 mil toneladas, há dois anos, para 805 mil toneladas, no ano passado. O consumo per capita também cresceu no período: passou de 3,6kg para 3,9kg por pessoa em 2023.
Em Tapejara, município de 24,5 mil habitantes do norte gaúcho, a indústria Pietrobon exporta chocolate para cerca de 30 países e vê o aumento gradativo na busca pelos produtos em paralelo aos números do mercado. Conforme o diretor, Valdir Pietrobon, a companhia armazena o chocolate para o período de maior demanda, que vai de dezembro a março.
— Já temos um estoque preparado e, nessa época de montar as embalagens e fazer os ovos de Páscoa, contratamos cem pessoas a mais para a temporada — destaca.
Menor escala, maior lucro
Os números demonstram otimismo ainda maior quando se trata de empreendimentos que produzem em menor escala. Entre os autônomos, há casos em que a demanda cresceu até 50% na comparação com o ano passado. Essa é a realidade da confeiteira Eduarda Tomazeli, que produz ovos de colher durante todo o ano.
Ela tem mais de 700 ovos encomendados nesta semana que antecede a Páscoa, cerca de 40% a mais do que produziu em 2023. Os dias serão de bastante trabalho: ela faz a produção artesanal, cozinha os alimentos no fogão e monta cada um dos itens. O objetivo: oferecer o produto artesanal e diferente de tudo que o cliente pode encontrar nos supermercados.
— A gente já conseguiu bater a meta do ano passado, então é um ano super positivo e tem tudo para ser o maior ano da Páscoa. Espero um crescimento de pelo menos 50% em relação ao ano passado — afirma ela.
Em uma tortaria de Passo Fundo, a proprietária Michele Montipó também comemora o aumento da procura pelos itens para a Páscoa, que deve alcançar os 20%. Para dar conta dos pedidos, a empresa contratou três pessoas a mais e investiu em dois maquinários para acelerar o processo de produção.
— Estamos com uma expectativa muito boa para 2024, então investimos também em produtos para intolerantes e para crianças com restrições alimentares. Estamos com uma expectativa muito boa — relata.
Conforme a Abicab, além do aumento da produção de ovos de chocolate, o setor também investe em 115 novos produtos, ampliando o mix para 611 itens, desde ovos clássicos, tabletes, caixas de bombom e chocolatex em formas variadas e de diversos preços.