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Passo-fundenses devem gastar média de R$ 100 nos presentes de Páscoa

Comércio de Passo Fundo espera concentração de compras entre os dias 24 e 30 de março

GZH Passo Fundo

Jean Pimentel / Agencia RBS
Até 70% dos entrevistados espera gastar em média R$ 100 nesta Páscoa em Passo Fundo

Nesta Páscoa, os passo-fundenses devem gastar, em média, R$ 100 com os presentes da data. O número está em um levantamento realizado pela CDL Passo Fundo, divulgado na segunda-feira (18). Segundo a pesquisa, esse foi o valor citado por 70% dos consumidores entrevistados. A principal forma de pagamento deve ser o cartão de crédito. 

O valor fica abaixo do preço estimado pelos consumidores de Caxias do Sul. Na cidade da Serra Gaúcha, os consumidores devem comprar até três produtos, com tíquete médio de R$ 212,61, 8,2% a mais que o ano anterior. 

Em Passo Fundo, 60% dos empresários esperam índice de vendas semelhante ao ano passado, enquanto 40% confiam crescimento de até 5%. "O cenário diversificado apresenta tendências que refletem tanto a estabilidade quanto o otimismo cauteloso por parte dos empresários", diz a pesquisa. 

Até o momento, 70% dos empreendedores entrevistados indicaram que a procura está abaixo do esperado. Esse, porém, não é considerado um sinal negativo, uma vez que a expectativa é que o maior número de compras se concentre entre os dias 24 e 30 de março, disse a CDL. 

— Tradicionalmente, os consumidores esperam por descontos maiores na última semana, porém, neste ano, os distribuidores limitaram os produtos e não haverá sobras. Então os empresários não vão precisar fazer descontos de última hora para liberar o estoque. É prudente antecipar as compras para garantir a disponibilidade dos produtos desejados — disse o  presidente da CDL, Evandro Pereira da Silveira.

A nível nacional, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta um aumento de 5,2% nos preços dos produtos e serviços típicos da Páscoa em 2024. Em Passo Fundo, os empresários buscam alternativas para não repassar esse valor de forma integral ao consumidor, com descontos, parcelamento e negociação direta com fornecedores, informou a CDL. 

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