Passo Fundo e cidades da região Norte vão marcar presença na maior feira da agropecuária da América Latina. A 46ª Expointer terá o maior número de expositores da história da feira no Pavilhão da Agricultura Familiar — dentre os 361 empreendimentos selecionados, 41 são de municípios da região de Passo Fundo, com produções de embutidos, geleias, queijos, cucas e mais.
Para Júnior Moccelin, proprietário de uma agroindústria de queijos em Casca, a Expointer é uma feira diferenciada das demais do setor, em especial para a agroindústria. Na última edição, ele vendeu 482 quilos de queijo e a expectativa é de superar meia tonelada em vendas neste ano.
— Independente do cenário econômico, a venda na agroindústria é sempre muito visitada, as pessoas sempre acabam passando e levando alguma coisa. Recentemente, a gente ficou em segundo lugar num concurso estadual de queijo artesanal, então contamos que isso será um atrativo — conta Moccelin.
De acordo com o produtor, na próxima sexta-feira (25) , o pavilhão estará aberto para o recebimento e armazenagem dos produtos, por isso, o momento é de estocagem visando a feira.
Com 24 expositores a mais do que no ano passado, a novidade deste ano é que o pavilhão vai contar com sete cozinhas pertencentes às agroindústrias das entidades e servirão almoços para o público na praça de alimentação.
Máquinas são destaque
Além do pavilhão, que já vai além dos números anteriores, a expectativa é de superar o público e o faturamento de 2022. Na edição passada, 742 mil pessoas estiveram na feira e o total de negócios chegou a R$ 7,1 bilhões. O setor de máquinas e implementos agrícolas foi o mais rentável — e o clima é otimista no setor do agronegócio.
No estande da SLC Máquinas, o foco será na agricultura digital, com inovações para a pulverização, plantio e colheita. Para o CEO da empresa, Cláudio Schüür, mesmo com as frustrações climáticas que vêm acompanhando o setor, a evolução permanece presente — e a movimentação nas compras tendem a permanecer até duas semanas após a feira.
— Noto que nosso agricultor continua acreditando na atividade, melhorando a tecnologia, buscando produtividade. E nós temos uma meta bem ousada para a Expointer, acreditamos em uma retomada do ano com mais força justamente porque tradicionalmente a feira resulta em muitos negócios — destaca Schüür.
A Expointer ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A lista completa de empresas participantes do evento deve ser divulgada em breve.