Com 40% da área de plantação de erva-mate de toda a região, a cidade de Novo Barreiro, no Norte, recebeu a festa estadual de colheita da cultura nesta quinta-feira (25). O evento reuniu o governador Eduardo Leite, produtores rurais e representantes de entidades ligadas à agricultura.
Conforme o gerente regional da Emater-RS Luciano Schwerz, 10% da população da região de Frederico Westphalen vive da cultura da erva-mate, sendo cultivados 800 hectares das mais diversas formas de condução. A atividade, que requer mão de obra, fixa os agricultores no campo, gerando renda e qualidade de vida.
— A erva-mate está presente na vida de 251 produtores rurais e abastece uma cadeia produtiva muito importante para nós. A Emater tem papel de legalizar, capacitar e dar apoio a essas práticas, com foco da melhoria da produtividade deles.
A festa de abertura ocorreu na Linha Biriva, na propriedade de Lourenço Vargas da Silva e Floraci Kaipper da Silva.
Estado
Em todo o Rio Grande do Sul, a área de cultura é de 36 mil hectares, sendo 31 mil em produção e 5 mil ainda em fase de crescimento. São mais de 14 mil produtores envolvidos, com média de 320 mil toneladas por ano produzidas da folha.