Companhia de um café, um mimo especial ou lembrança de evento: inúmeros são os motivos para procurar os cupcakes vendidos em Passo Fundo, no norte do Estado. Quem fez o pequeno bolinho ser lembrado em tantas oportunidades foi a designer por formação Mariane Sganzerla, proprietária do Cupcake da Mari.
Criada há 13 anos, a marca conta hoje com duas unidades: a matriz no bairro Vergueiro e um mini café no centro da cidade. Com propostas diferentes, as duas totalizam uma produção mensal de até 2 mil unidades.
— Nosso sucesso está ligado com fazermos algo muito bem feito. Muita gente tinha preconceito com os cupcakes porque experimentava bolinhos mais secos e quem prova o nosso vê que é totalmente diferente. Nossa massa é macia, com ingredientes nobres e puros, além de fazermos com muito carinho — resume Mari.
No cardápio são mais de 40 opções de sabores, com parte deles disponíveis conforme o dia da semana. O queridinho do público é o red velvet, feito com a tradicional receita americana que contrasta o amanteigado com o doce do recheio.
— Desenvolvo os sabores de acordo com o meu paladar e também conforme as demandas do mercado. Hoje, por exemplo, estamos no auge do pistache, mas também já fizemos de macaron e até o red velvet, mesmo. A gente adapta tudo ao cupcake — comenta a proprietária.
Do forno de casa até a cozinha profissional
Neta de confeiteira, Mariane conta que começou a fazer os bolinhos para compartilhar com a família, impulsionada pela moda do cupcake em 2011. Mas não demorou muito para que toda a casa estivesse tomada de encomendas e surgir a necessidade de alugar um espaço próprio.
O passatempo virou negócio no mesmo ano, com local para retirada de pedidos e poucas mesas. A unidade no bairro Vergueiro surgiu logo depois, em 2013. A ideia era proporcionar um ambiente calmo, longe da correria do dia a dia, para um momento de apreciar um café, salgado e claro, um cupcake.
— As pessoas vêm até nós buscando uma experiência, não é só um lanche. Então sempre tentamos surpreender na apresentação e no cuidado. O mesmo com o ambiente: já tivemos uma decoração mais cor-de-rosa, mas hoje o ambiente é mais aconchegante, com iluminação natural e natureza — resume.
Cafés, salgados e bolos
Após consolidado, o CupCake da Mari fez uma recente ampliação e abriu a segunda unidade no centro da cidade em 2023. Com proposta diferente, ainda é possível degustar os sabores do dia, mas de uma forma mais prática e rápida.
— Vimos a necessidade de oferecer uma opção prática para quem passar por ali durante a rotina e lembrar de pegar um doce — comenta o sócio proprietário Glaucio Sganzerla.
Além dos bolinhos, quem procurar a marca também terá opções de cafés gelados e quentes, chás e chocolates, além de salgados, como empadas, croissants e quiches, além de outras opções de doces, como tortas e brownies.
Cupcake da Mari
Bairro Vergueiro: na Avenida General Neto, 929. Funcionamento às segundas-feiras das 13h30min as 18h30min, e de terça e sábado das 10h ao meio-dia, e das 13h30min as 18h30min.
Centro: na Rua Paissandú, 876. Funcionamento de segunda a sexta-feira das 10h ao meio-dia e das 13h15min as 18h30min, e aos sábados das 10h ao meio-dia e das13h30min as 16h30min.