Uma massa folhada recheada de chocolate se tornou um dos doces mais populares de Passo Fundo, no norte do Estado. Batizado de Catarina, o doce é vendido em padarias e supermercados e agrada a todos os públicos. Quem detém a receita pioneira na cidade é a Padaria Cruzeiro, que vende a iguaria há pelo menos 20 anos.
A fama rende à padaria uma produção diária de cerca de 80kg de Catarina, que rendem até 800 porções. A mais popular é recheada de chocolate preto, mas também há opções em chocolate branco e com nozes. Servida quente, o cliente recebe a massa recém assada, coberta de açúcar e com recheio derretendo. Um doce que agrada aos olhos e especialmente ao paladar.
— A Catarina é o carro-chefe da padaria, já abrimos a loja pela manhã com unidades frescas pois as pessoas já pedem logo cedo. Tentamos manter os mesmos fornecedores para que se mantenha o mesmo sabor ao longo dos anos, e primamos por isso — disse Aline Lamaison Missio, gerente administrativa.
Receita surgiu de erro do padeiro
Antes de se tornar um sucesso, a Catarina quase saiu do cardápio da Padaria Cruzeiro. Na primeira versão vendida, a receita levava recheio salgado de picles e frango, inspirada em pratos servidos em São Paulo. O sabor não era tão popular com o público, então o padeiro passou a tentar novos recheios:
— Começamos nas doces de Romeu e Julieta, depois fizemos banana e canela e maçã com canela, mas também não tinha muita saída. Só então testamos a versão de chocolate, parecida com a que vendemos hoje, mas a receita não era a mesma — lembra o padeiro Juliano Marques.
Seguindo em suas tentativas, um dia Juliano errou a proporção dos ingredientes que integram a massa folhada. Para não “perder” a receita, finalizou e liberou para venda. O que ele não esperava era que esse erro se tornaria o segredo da Catarina da Cruzeiro, guardado a sete chaves:
— Foi instantâneo, servimos aquela massa “errada” e quando voltamos para a “certa” o pessoal pediu a outra, que tinham comido naquele dia e gostado. Foi esse erro que fez a nossa Catarina ser falada na cidade inteira, de duas a três que vendíamos por dia fomos a 80 ou 90 fornadas. Agora a gente não sai mais desse “erro”, repetimos o erro todo dia.
Cura desejos e anima o público
Disponível no balcão da padaria das 7h às 19h30min, a Catarina serve de café da manhã, sobremesa ou lanche. Públicos de todas as faixas etárias a procuram por diferentes motivos, seja para garantir o lanche do dia ou sanar o desejo por um doce.
Na fila pela Catarina, o servidor público Ademir da Costa esperava sua vez para garantir uma fatia, encomenda da esposa e da filha. O cliente é fiel pela opção em chocolate branco:
— Eu venho buscar para as meninas, será o lanche da tarde delas. Não sou muito do doce, mas elas amam.
Quem também não perde a chance de experimentar o doce é a designer de cílios Raissa da Silva. Com trabalho próximo à padaria, ela frequenta o lugar para almoçar e conta que sempre aproveita para fechar a refeição com uma Catarina:
— É uma delícia, de fato a da Cruzeiro é a melhor que eu já comi na cidade. Sempre venho aqui almoçar, peço alguma coisa salgada antes, e aí não tem como evitar de comer uma Catarina depois.
Onde encontrar a Catarina
A Catarina da Padaria Cruzeiro pode ser comprada para comer em casa ou na loja. Os três sabores podem ser solicitados presencialmente, no balcão da padaria, ou via encomenda por telefone, ou aplicativos de serviços.
- Local: Rua Paissandú, 660, bairro Centro.
- Funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 19h30min
- Contato: (54) 3045-4078