Pessoas de todas as idades e diferentes lugares participaram do carnaval popular na tarde deste domingo (11) em Passo Fundo, no norte gaúcho. A programação gratuita começou às 16h, no Parque da Gare.
A atração reuniu bloquinhos convidados, coreografias montadas por professores de escolas de dança, a Orquestra Maria Fumaça do Samba e a exposição "Folia: marcas de outros carnavais", do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) e Secretaria Municipal de Cultura.
Entre os presentes estava o caminhoneiro Valdomiro Kaspary, morador de Cerro Largo, na Região Noroeste. É comum que ele e a família visitem uma das filhas, que vive em Passo Fundo. Dessa vez, porém, o caminhoneiro resolveu participar do evento popular.
— É muito bonito. Ver as crianças se divertindo, as famílias, é um momento de animação em que todos podem participar. Gostei bastante — disse.
Conforme a secretária municipal de Cultura, Miriê Tedesco, o carnaval popular de Passo Fundo é um evento em que todas as gerações se reúnem em um mesmo espaço com o objetivo de se divertirem juntas.
— É um evento para todas as idades. Estamos muito felizes, pois desde o começo as pessoas já estavam aqui, felizes, se divertindo. É um evento que a traduz a cultura, que já é tradicional, pelo que representa: a alegria, a cultura do carnaval, as marchinhas e a possibilidade de todas as gerações se reunirem — destacou.