O norte do RS entra em ritmo de festa com atrações em Passo fundo, Erechim, Ciríaco e Vila Maria que prometem envolver todas as idades. Confira a agenda cultural e programe-se para aproveitar os diferentes eventos que acontecem a partir desta sexta-feira (10) e seguem até a próxima terça (13), movimentando o feriadão de Carnaval.
Carnaval em Passo Fundo
A chegada do Carnaval movimenta as escolas de samba e também os dois tradicionais blocos de Passo Fundo: Tira Roupa e Sarajevo. Em 2024, as festas começam já na sexta-feira (9) e seguem até 17 de fevereiro, no Dellagerisi Centro Hípico e na Arena do Clube Comercial, respectivamente.
Além dos blocos, Passo Fundo terá um carnaval popular no domingo (11), no Parque da Gare. A folia começa a partir das 16h e terá acesso gratuito. Confira todos os detalhes nesta reportagem.
Caminhada de Cristo a Cristo
Um grupo viverá uma programação diferente durante o Carnaval: eles substituirão os bloquinhos por uma caminhada de cem quilômetros por cinco pontos turísticos do norte do RS, Serra e Vale do Taquari. O objetivo é usar o feriadão para visitar cinco estátuas de Cristos no interior do Estado.
A aventura parte do Cristo Redentor de Ciríaco, no norte gaúcho, às 6h de sábado (10), e segue por Vila Maria, Serafina Corrêa e Guaporé; a última parada é no Cristo Protetor de Encantado na terça-feira (13).
Almaval
No interior do município de Ciríaco, entre 10 e 13 de fevereiro, o Sítio Barea realiza uma programação diferente. É o Almaval, um retiro com música, painéis, roda de conversas, oficinas, terapias integrativas e muito mais.
As atividades começam às 9h do sábado (10) e seguem até as 19h de terça-feira (13). Interessados ainda podem se inscrever para participar pelo número (54) 99909-4902.
Bloquito
No próximo domingo (11), o Rito Espaço Coletivo promove o Bloquito, com festejos entre às 17h e 22h. A entrada é gratuita e abadas estão sendo vendidos antecipadamente, com possibilidade de combos com copos e bebida.
Os músicos estão convidados a contribuir com a folia, trazendo seu tambor, bumbo, chocalho, reco-reco e outros instrumentos para dar o tom da festa. O evento acontece na Rua Aníbal Bilhar, 900A.
Festa di Bacco
Depois de quase um mês de programação, chega ao fim neste domingo (11) a Festa di Bacco, realizada em Erechim. Em comemoração à época da vindima, o evento inclui venda de uva, flores, produtos coloniais e de agroindústrias, apresentações culturais e jogos típicos.
As atividades acontecem das 14h às 18h na Cantina Slongo. Esta é a 22ª edição da festa; atualmente, Erechim produz cerca de 60 hectares de uva.