Um espaço para a venda de uva, flores, produtos coloniais e de agroindústrias, apresentações culturais e jogos típicos: assim é a Festa di Bacco, realizada em Erechim, no norte do RS, neste fim de semana. A programação segue no domingo (28), no Seminário Nossa Senhora de Fátima, das 9h às 18h.
Apesar das perdas na safra da uva por causa do excesso de chuva em 2023, a festa espera vender até 10 mil quilos do fruto na 22ª edição do encontro, que homenageia Bacco, o deus do vinho, da agricultura e da fertilidade na mitologia romana.
Segundo o produtor e presidente da Comissão da Uva, Marino Slongo, hoje Erechim produz 60 hectares da fruta, mas já teve 150 hectares em momentos mais propícios para o cultivo.
— Neste ano tivemos parreirais que perderam 100% da produção devido ao granizo, outros que tiveram perdas menores por outros fatores, e hoje praticamente não temos uva nem para os supermercados — relatou.
Mesmo assim, segundo ele, os produtores decidiram manter a realização da festa.
— A Festa di Bacco é a relação da cultura, da amizade, o envolvimento, as agroindustriais e é isso que faz com que a gente esteja aqui — pontuou.
Depois deste domingo, a Festa di Bacco de Erechim continua em 4 e 11 de fevereiro, quando a comercialização de uva, amostras de produtos da agricultura familiar, apresentações culturais e jogos típicos migram para a Cantina Slongo. Confira a programação completa a seguir.
Programação da Festa di Bacco 2024
Domingo, 28 de janeiro
- Horário: 9h às 18h
- Local: Seminário Nossa Senhora de Fátima (Avenida Sete de Setembro, 1305 — Erechim)
- Atrações: venda de uva, flores, produtos coloniais e de agroindústrias, apresentações culturais e jogos típicos
Domingo, 4 de fevereiro
- Horário: 14h às 18h
- Local: La Cantina Slongo (Saída para RS-480 — Erechim)
- Atrações: comercialização de uva, amostras de produtos da agricultura familiar, apresentações culturais e jogos típicos
Domingo, 11 de fevereiro
- Horário: 14h às 18h
- Local: A definir
- Atrações: comercialização de uva, amostras de produtos da agricultura familiar, apresentações culturais e jogos típicos.