Um grupo de Lajeado viverá uma programação diferente durante o Carnaval: eles substituirão os bloquinhos por uma caminhada de cem quilômetros por cinco pontos turísticos do Vale do Taquari, Serra e norte do RS. O objetivo: visitar cinco estátuas de Cristos no interior do Estado.
A proposta é do projeto Passeios na Colônia, que organiza excursões e caminhadas há 12 anos. Pelo menos 35 pessoas participarão da aventura religiosa, com vagas ainda disponíveis. As idades dos integrantes variam entre 40 e 85 anos, com pessoas da Região Metropolitana, Serra e Paraná.
— Criamos este passeio entre os Cristos para, primeiro, divulgar as belezas e estátuas dessas cidades, e depois para dar uma opção de caminhada durante o feriado — conta o organizador Alicio de Assunção.
A visitação parte do Cristo Redentor de Ciríaco, no norte gaúcho, e segue por Vila Maria, Serafina Corrêa e Guaporé. A última parada é no Cristo Protetor de Encantado. Veja o trajeto:
Até 25 quilômetros por dia
O cronograma exige um esforço extra de quem já é acostumado a fazer caminhadas mais longas. Isso porque os membros do passeio andarão 25 quilômetros por dia, partindo às 7h e encerrando por volta das 17h30min. Todo o caminho tem acompanhamento de um grupo de apoio e paradas para refeições em pequenas comunidades.
— Priorizamos a caminhada com contato com a natureza, evitando rodovias. Vamos pelas estradas de chão. Estamos organizando as refeições para o grupo ter contato com as comunidades, como forma de divulgar esses locais e dar um ganho comercial também para o interior — completou Alicio.
Uma das confirmadas é a secretária Clari Oneida Thomas, 73 anos. Apaixonada por caminhadas ao ar livre, este será o quinto percurso de 100 quilômetros que ela fará parte. Aposentada, mas ainda ativa, ela diz que participa das atividades sempre que consegue, acompanhada de amigas ou não:
— Eu amo! Nunca precisei do carro de apoio, sempre consegui completar os trajetos sem problemas, e é gratificante. O melhor é a natureza, vemos tanta coisa bonita, pessoas e lugares diferentes. Fora que é muito saudável, para o corpo e para a mente.
O grupo ainda aceita integrantes para participar do passeio. Interessados podem entrar em contato pelo número (51) 99583-2672, de Alício.