A campanha solidária da Cantata Natalina, espetáculo musical realizado pelo Colégio Notre Dame, em Passo Fundo, deve doar os mais de 1 mil brinquedos arrecadados às crianças de Muçum e Roca Sales, os municípios mais afetados pela enchente do Vale do Taquari, no começo de setembro.
Conforme a direção, a meta era reunir pelo menos 800 brinquedos, mas o saldo final chegou a cerca de 1,3 mil. A doação acontece no sábado (16), quando a comunidade escolar envolvida na atração apresentará o espetáculo em Roca Sales. A expectativa é que pelo menos 800 crianças sejam presenteadas.
Os cerca de 80 voluntários da Cantata Natalina saem de Passo Fundo na manhã de sábado (16), em dois ônibus, em direção ao Vale do Taquari. A campanha começou em 6 de novembro e encerrou na última terça-feira (12). Dentro os brinquedos arrecadados, também estão materiais doados pela comunidade de Carazinho.
— As doações superaram as expectativas. Ficamos muito contentes com a adesão da comunidade, que mais uma vez mostrou seu carinho e empatia com quem mais precisa. Nada se compara ao que essas crianças passaram e ainda passam, de modo que perderam tudo — disse Erni da Rosa, coordenador do Mutirão da Cidadania do Colégio Notre Dame de Passo Fundo.
Apresentação em Roca Sales
Em Roca Sales, município de 11 mil habitantes do Vale do Taquari que terminou com mais de 10 mortos depois da enchente de setembro, a apresentação da Cantata Natalina será a partir das 20h, na Praça Júlio Lengler.
Uma arquibancada para mais de 600 pessoas deve receber o público, que a organização espera ser recorde. Na apresentação, estarão os instrumentistas e coralistas adultos e crianças do Colégio Notre Dame de Passo Fundo e Carazinho, e também membros da comunidade de Roca Sales. Os atores que farão os papéis de José e Maria na encenação do nascimento de Jesus, por exemplo, devem ser moradores da cidade.
Segundo Rosa, o objetivo da apresentação é levar esperança à comunidade que está entre os municípios devastados na Tragédia do Taquari, em setembro. Pelo menos 53 pessoas morreram na enchente em 14 municípios gaúchos. Seis seguem desaparecidas.
— O Natal é um momento diferente na vida das pessoas. A apresentação da Cantata quer dar a conotação de que o Natal representa uma vida nova, de que é preciso recomeçar e continuar. E a apresentação tem esse caráter, levar esperança para essas pessoas — afirmou.
A população de Roca Sales poderá retirar os brinquedos mediante senha entregue pela equipe às crianças do município. Os demais itens serão deixados com a prefeitura de Muçum, que realizará a entrega na comunidade.