Não é só doce de leite: é doce de leite gourmet com raspas de limão. O sabor inusitado da agroindústria The Intenso Laticínios, do interior de Soledade, caiu nas graças do público na Expointer e cumpriu a missão de alavancar as vendas e chamar novos compradores para a marca.
No mercado leiteiro desde 2016, o casal Eloiza e Tadeu Debona abriu a agroindústria em 2022, depois de uma greve dos caminhoneiros que trancou estradas e os forçou a transformar 500 litros de leite em queijo, quatro anos antes.
O "limão que virou limonada" deu tão certo que abriu caminho para uma agroindústria, que hoje produz queijos, doce de leite e iogurte e faz sucesso na Expointer.
A quebra da doçura com a fruta cítrica é uma estratégia para atrair o público à nova fase do empreendimento. Em março, a agroindústria conquistou a licença para vender fora de Soledade e desde então tem buscado parceiros para expor seus produtos.
— Aqui é a vitrine do que há de melhor na agricultura familiar. É a maior feira do agronegócio do Estado. Nos preparamos para lançar na Expointer porque sabíamos que, se fosse um produto bom, íamos fazer sucesso, como está acontecendo — disse Eloiza.
De sábado (24) até as 14h de quinta-feira (29), a banca 268 vendeu mais de 600 unidades do doce de leite, entre embalagens de 270g e 400g. Além disso, surgiram pelo menos cinco contatos para negociar os produtos pós-feira.
Até o momento, a agroindústria vende para estabelecimentos de Soledade, Espumoso, Porto Alegre, Lagoa Vermelha, Candelária, Rio Grande, Bento Gonçalves, Lajeado e Quinze de Novembro. O próximo passo é entrar no comércio de Passo Fundo, disse Eloiza.
Destaque em bem-estar animal e inovação, a agroindústria venceu o prêmio Elas no Agro da Federasul, na noite de quarta (28). Também conquistou as medalhas de prata para queijo e ouro para doce de leite artesanais em concurso da Associação Gaúcha de Laticistas (AGL) no ano passado.
O sucesso da agroindústria The Intenso já merece destaque por si só, mas aqui vale ressaltar o potencial de produção e inovação das agroindústrias do interior do RS — em especial no meio rural.
O fato de que cerca de 30% dos mais de 400 expositores do Pavilhão da Agricultura Familiar são do norte gaúcho demonstra a assertividade e alto nível de desenvolvimento do setor na região — um lembrete da potência econômica que temos nas mãos.
Para comentários, dúvidas e sugestões de pauta entre em contato através do e-mail julia.possa@gruporbs.com.br.