Deniz Anziliero, diretor da Escola do Agronegócio da Atitus Educação
O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira, representando 25% do PIB e 48% das exportações, cerca de US$ 159,1 bilhões. Nesse cenário, as missões internacionais desempenham um papel crucial na promoção e expansão das oportunidades comerciais, conectando produtores brasileiros a mercados globais.
No Brasil, diversas organizações e instituições promovem essas iniciativas, levando produtores rurais, empresários, lideranças do setor para experiências no exterior.
Uma oportunidade única de conectar-se ao que há de mais inovador no mercado global, formar parcerias estratégicas e networking qualificado, tanto durante as visitas quanto entre os participantes.
Além disso, as missões internacionais aproximam o conhecimento global de sua aplicação local, garantindo que o agronegócio brasileiro continue a evoluir e a se consolidar como líder no cenário mundial.
Entre os destinos mais procurados estão os Estados Unidos, um dos maiores mercados globais do setor agroalimentar. Hoje o país é o segundo maior produtor de grãos do mundo, ficando atrás apenas da China. Os EUA se destacam na produção de milho, considerado o maior exportador do grão do mundo, faturando cerca de US$ 139 milhões por ano.
Essa produtividade se concentra no Corn Belt, região localizada no centro-oeste do país. Composta por vários estados, como Iowa, Illinois, Indiana, Missouri, Nebraska e Ohio, essa área tem características climáticas e de solo favoráveis para o cultivo desse grão e um impacto significativo nos mercados agrícolas de commodities em todo o mundo, incluindo o Brasil.
Além disso, o Corn Belt é um centro de inovação na área de agricultura, com pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias que aumentam a produtividade e a sustentabilidade das práticas agrícolas. Essas inovações podem ser adotadas por outros países, melhorando a produção agrícola global.
Outro destino das missões internacionais é a Farm Progress Show, uma das principais feiras globais do agronegócio, focada em lançamentos de tecnologia e inovação. A feira costuma ser um destino importante para empresas, lideranças e produtores brasileiros como fonte de inspiração e ampliação de horizontes.
Seguindo essa tendência e alinhada à sua estratégia de Employer University, a Atitus Educação tem impulsionado a internacionalização de suas Escolas — Agronegócio, Direito, Negócios e Tecnologia, Politécnica e Saúde — por meio do modelo inovador de ensino, o Atitus Learning System.
Recentemente, dois programas de imersão internacional foram lançados: o Future Health Experience, da Escola de Saúde, e a Missão Agro, da Escola do Agronegócio.
O que é a Missão Agro
A Missão Agro é uma imersão internacional destinada a produtores, jovens, executivos e lideranças do agronegócio brasileiro.
Nesta primeira edição, que será realizada em agosto de 2025, o Corn Belt e a Farm Progress Show estão entre os destinos. Outros destaques do roteiro são a Universidade de Illinois Urbana-Champaign, uma das instituições parceiras da Escola do Agronegócio e referência em estudos do setor agroalimentar, além de visitas a propriedades rurais e indústrias de máquinas agrícolas de alta tecnologia.
Para aqueles que buscam inovação e novas oportunidades, essas iniciativas são fundamentais. Integrando aprendizado técnico, práticas sustentáveis e novos modelos de negócios, essas ações abrem caminhos para que agricultores e empresas brasileiras estejam alinhados às principais tendências globais.
Interessados podem obter mais informações diretamente com a Atitus Educação.
Por Deniz Anziliero é diretor da Escola de Agronegócio da Atitus Educação.