O frio intenso registrado no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (13) criou uma paisagem inusitada em Lagoa Vermelha, no norte gaúcho. Em uma plantação de mirtilos, os frutos foram congelados ainda no pé para evitar que fossem destruídos pela geada.
No vídeo (assista acima) é possível ver o congelamento total das frutas em um cenário digno de Frozen. As imagens foram capturadas pelo engenheiro agrônomo Juliano Sutil Gorchevski, do pomar SG Mirtilos Orgânicos, de Lagoa Vermelha.
Segundo ele, os vídeos foram gravados entre as 6h50min e 7h na plantação de 1 hectare. Nesse horário, os termômetros marcavam -0,1ºC em Lagoa Vermelha, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O congelamento dos frutos é parte de um sistema de irrigação por aspersão, que simula uma chuva e é acionado automaticamente quando detecta temperatura inferior a 2ºC por quilo de fruta e congela os mirtilos.
— Se não fosse o congelamento, a geada destruiria a fruta. Esse processo salva ela completamente: a flor, a gema e o fruto — explicou Gorchevski.
O sistema automático foi acionado às 20h30min e só deve ser desligado depois do degelo completo da fruta. A previsão é que isso aconteça até as 11h.
Lagoa Vermelha registrou a sexta temperatura mais baixa do RS nesta terça-feira, com -0,1ºC. A cidade de Vacaria registrou o frio mais intenso, com -3,2ºC. Veja a lista completa nesta reportagem.
Colaborou Hana Backes.