Por Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR e diretora da Clínica de Stress e Biofeedback
Pesquisas comprovam: a felicidade reduz o estresse, fortalece a autoestima e faz bem à saúde. Emoções e percepções negativas nos fragilizam e nos tornam mais suscetíveis a doenças físicas e emocionais. No entanto, fica a questão: como filtrar aspectos positivos num mundo onde a grande maioria das pessoas está sujeita a um alto e perturbador nível de estresse?
Para todos os efeitos, é melhor olhar o mundo pelo lado positivo em vez de se concentrar nos eventos negativos. Avalie a situação, racionalize os fatos e reestruture o pensamento de forma positiva ou neutra.
O objetivo não é se dissociar dos acontecimentos, mas usar lentes mais coloridas para filtrar a realidade. O negativismo é um gatilho irrefutável para aumentar os níveis de estresse e induzir a doenças, como a depressão. As estatísticas preocupam. Pesquisa da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR) indica que 72% dos brasileiros sofrem sequelas devido a um nível de tensão elevado.
Este é um momento importante para corrigir distorções na maneira de pensar e no comportamento para finalizar o ano de bem com a vida
Com a proposta de conscientizar a comunidade sobre os sintomas e as estratégias para lidar com o estresse, a Isma-BR comemora, desde 2001, o Dia Nacional de Conscientização do Estresse no terceiro domingo de novembro.
Em 2007, a data foi incluída no calendário oficial de eventos da cidade e, em 2014, também do Estado. Este ano será dia 19 e terá intervenções da Isma-BR e de outras instituições preocupadas com a saúde da população.
Este é um momento importante para corrigir distorções na maneira de pensar e no comportamento para finalizar o ano de bem com a vida.
O principal é praticar ações preventivas, repensar suas prioridades, ter paixão pelo que faz e equilibrar razão e emoção. Uma postura mental positiva afeta diretamente a saúde e possibilita que a pessoa se sinta no controle da sua vida. Enfim, com esforço e persistência, há esperança.