Por Nelice Heck, gerente-geral da ThoughtWorks em POA e Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc
Um parque científico e tecnológico deve, em sua gênese, constituir um sistema orgânico e adaptável às necessidades do mundo contemporâneo. Empresas de todos os tamanhos, atuando em diversas áreas, precisam ser estimuladas a conversar entre si para fomentar o empreendedorismo inovador, interagir com o seu entorno e identificar oportunidades de negócio, transformando conhecimento em inovação e em riqueza, contribuindo com o desenvolvimento social e econômico de nossa sociedade. E isto não é trivial.
Em agosto de 2009, ThoughtWorks e PUCRS fizeram uma reunião que resultaria, seis meses depois, na abertura do primeiro escritório da empresa no Brasil e o início de uma parceria de sucesso. Em dezembro de 2019, a ThoughtWorks completa 10 anos de Brasil e 10 anos de Tecnopuc.
Ao longo destes anos, colocamos em prática conceitos de relacionamento universidade-empresa movidos pela parceria constante em prol da inovação e do desenvolvimento. Buscamos interações qualificadas que pudessem gerar impacto para nossa sociedade. E com isso desenvolvemos os principais projetos dessa parceria: a aceleradora ágil e a aceleradora inclusiva.
As aceleradoras são programas educacionais para os quais buscamos mais diversidade e inclusão nos ambientes de tecnologia em contexto de agilidade. Os participantes aprendem na prática como é estar em um projeto ágil e diverso, se preparando para o mercado de trabalho e sempre respeitando as diferenças. São duas edições de cada aceleradora por ano. Em oito anos, foram mais de cem pessoas candidatas por edição, 130 estudantes selecionadas, oito bolsistas de pós-graduação e mais de 15 projetos desenvolvidos.
As aceleradoras são a expressão viva do que buscamos em um ambiente como o do Tecnopuc e em uma empresa como a ThoughtWorks. Um projeto desenvolvido a muitas mãos, iniciado com a chegada da empresa no parque, que foi crescendo de forma orgânica, interativa e incremental, agregando valor a cada etapa concluída. Ágil na essência. Transformador no impacto. Inovador na construção.