Por Alfredo Fedrizzi, conselheiro, consultor e jornalista
Há poucos dias, mais um amigo anunciou que vai dividir sua agenda entre POA e SP. Então, resolvi perguntar a empresários, artistas, advogados, psicanalistas, jornalistas etc.: o que te faz continuar aqui? Não tem valor estatístico, mas é uma mostra do que pensam. Quase todos tiveram muitas dificuldades em conseguir 10 argumentos positivos. Reuni por segmentos, sem colocar aspas. São as frases como foram ditas.
1- Afetos
Meus afetos estão aqui (foi o que mais ouvi!). Família conta muito. Apoio, laços, vínculos. É um conforto contar com pessoas de longa data. Sou casada com um gaúcho e ele não vai embora. O pertencimento: em qualquer outro lugar serei uma estranha. É aqui que construí e estruturei minha vida. Tenho rotinas de filhos organizada.
2 - Amor pela terra
POA é acolhedora, charmosa, te prende em cada detalhe. É uma cidade simples, fácil, com razoável estrutura de serviços. A cidade é equilibrada entre tamanho, população, stress etc. Gosto da “caseiridade”: tudo é perto, dá para fazer muita coisa de bicicleta. Tem o lado bom do conservadorismo: um freio nos excessos. Somos acolhedores e temos espírito colaborativo. Amo o Guaíba. Meu lazer, esporte a vela, no Guaíba. Me identifico com a cultura daqui. Aqui as coisas são feitas com mais seriedade.
3 - Timing
Talvez eu tenha perdido o timing de sair, mas o meu futuro, possivelmente, seja com meus netos fora do RS. Aqui sou reconhecido. Fora, teria que começar tudo de novo. O que já conquistei, em outro lugar, terei que começar do zero. Teria dificuldades de reiniciar em outro lugar, falta de coragem, de iniciativa.
4 - Negócios
Aqui a mão de obra é mais barata do que em SP. Tem muito a ser feito. Construí carreira com vínculos no RS. É mais fácil conseguir oportunidades por relações já construídas.
5 - Tradição
Algumas coisas ainda me confortam, me remetem à infância. Fico porque sinto que o povo gaúcho honra suas raízes, tem espírito guerreiro, e me identifico com isso.
6 - Clima
As estações que mudam a cada quatro meses. Dão charme em relação a lugares essencialmente quentes ou gelados. Adoro o inverno, o frio.
8 - Proximidades
Aqui estamos próximos dos países do Cone Sul, SC, possibilitando férias e finais de semana prolongados, via terrestre. A Serra, além da existência de cidades-refúgio próximas, com qualidade superior à da Região Metropolitana.
9 - Compromisso
Desejo ajudar a transformar o lugar onde vivo. Me sinto compromissado com o local onde nasci.
10 - Inovação
Fico porque acredito no movimento pela inovação que estão fazendo.