Por Marcio Geller Marques, professor dos cursos de Educação Física e Psicologia da PUCRS
O esporte proporciona inúmeras emoções tanto por parte de jogadores como torcedores. A questão fundamental em relação aos torcedores é o quanto estas emoções podem ser prejudiciais ou desencadear atos violentos. A partir disso, podemos indagar a seguinte questão: O que significa para você a vitória ou a derrota do seu time?
Uma rivalidade sadia é poder reconhecer o valor do adversário e do seu próprio time, poder entender o quanto ambos os times se esforçaram para tentarem conseguir o melhor resultado possível. Obviamente se seu time perder a tendência é ficar desapontado, mas isso é uma situação normal que ocorre no esporte, algumas vezes se ganha outras se perde.
Por outro lado, a rivalidade pode desencadear situações negativas como brigas e inimizades. Alguns dos aspectos que proporcionam isso é a representação ou a importância que a vitória ou derrota do seu time tem para o indivíduo.
Muitas vezes, essas situações ocorrem devido à vitória do time ser uma das poucas situações da vida do indivíduo que ele se considera um vencedor. Devemos lembrar que o futebol é uma parte da sua vida e não a sua vida. Sendo assim, independente do seu time ganhar ou perder, essa situação não deve ser o alicerce da sua vida. É importante se sentir valorizado no trabalho, possuir muitos amigos, se sentir realizado profissionalmente entre outros. Na medida em que fora do futebol as pessoas não se consideram realizadas ou vitoriosas e seu time ainda não obtém vitórias, o adversário começa a se tornar o responsável por grande parte das frustrações, sentimento de baixa realização e sensação de incompetência. Por meio dessa percepção fica difícil haver uma relação harmoniosa com pessoas de times adversários.
É importante conseguirmos ver o esporte através dos valores olímpicos, em que se busca a excelência, amizade e respeito. A partir disso, o esporte poderá contribuir para uma sociedade mais humana e solidária.